A assistente social do Hemunúcleo de Apucarana informou na manhã desta segunda-feira (27) que o estoque do sangue tipo O negativo está baixo e é preciso de doações urgentes.
Segundo a assistente, Marta Maria Galvão, muitas pessoas com esse tipo sanguíneo estão em tratamento e precisam do sangue.
Para doar, basta ligar e agendar um horário: (43) 3420-4200. O Hemonúcleo atende de segunda, quarta e sexta das 08h30 às 11h e 13h30 às 16h.
De terça-feira: 08h30 às 11h e nas quintas das 13h30 às 16h.
Uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas.
O Hemonúcleo fica localizada na Rua Antônio Ostrenski, 03 – esquina com Corifeu de Azevedo Marques, ao lado do Complexo Esportivo Lagoão.
Podem doar sangue pessoas entre 16 e 59 anos e que estejam pesando mais de 50kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.
Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.
O procedimento para doação de sangue é simples, rápido e totalmente seguro. Os requisitos para doar é estar com bom estado de saúde e seguir os seguintes passos:
Estar alimentado.
Evite alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue.
Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.
Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.
Por conta da pandemia a idade máxima foi reduzida de 69 para 59 anos.
A frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para o homem e de três doações de sangue anuais para as mulher. O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.