Uma suposta luz ‘misteriosa’, que estaria aparecendo todas as noites nos céus de Apucarana, no norte do Paraná, tem sido motivo para que o biólogo Fernando Felippe, juntamente com outras pessoas, realizem uma vigília diária para acompanhar o fenômeno.
O caso estaria sendo registrado sempre entre 22h às 0h em uma fazenda localizada na Rodovia do Café, na Vila Nossa Senhora da Conceição. De acordo com Felippe, os registros começaram no sábado (3) após um homem que trabalha como segurança afirmar ter visto as luzes no céu e comentar o ocorrido com ele.
“Ele me passou o vídeo, eu olhei e achei interessante, porque é bem legal. Ele te divide em três as luzes e interage. Você joga laser nele, ela apaga e acende. Às vezes fica duas horas pairando e fazendo movimento. Aí eu montei uma equipe, chamei um pessoal que tá disposto a fazer vigília de madrugada e a gente começou a fazer vigília num sítio ali próximo do exército”, relatou Felipe.
Por conta disso, o grupo começou a se reunir no local todos os dias para olhar a luz. De acordo com o biólogo, alguns instrumentos estão sendo usados por eles para analisar o céu, desde aplicativos, lasers, refletores e câmeras com visão noturna.
“A gente está levando dois aplicativos, acho que de satélite ou estrela. Você aponta o celular e ele mostra onde que está a ISS (Estação Espacial Internacional) qual o satélite que vai passar. Tem também o laser e o refletor. O refletor, por exemplo, a gente está dando um ponto de luz assim quando ele aparece. Eu tenho também uma câmera de visão noturna que é melhor de ver”, detalhou ele.
Ainda conforme Felippe, a luz se mexe, mas não tem nenhum padrão geométrico. O único padrão que o biólogo relata é que as aparições são sempre entre as 22h e às 0h e no mesmo ponto do céu. Porém, apesar de realmente achar a aparição das luzes um fenômeno estranho, o biólogo não quer cravar o que de fato pode estar acontecendo, e nem afirmar que se trata de um objeto de outro planeta.
“A gente está vendo uma luz estranha, pode ser qualquer coisa. As pessoas veem com essas informações de que é ET ou disco voador. Eu pensei em luz misteriosa. Estou com a mente aberta para tentar descobrir o que é. Pode ser um fenômeno espacial, ou também algo de outro planeta. Tem que ter a mente aberta”, concluiu.
Grupo de Astronomia não vê 'estranheza' nos relatos
Por outro lado, Miguel Moreno, coordenador do Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia de Londrina (Gedal), acredita que não exista nada de misterioso ou estranho nas filmagens. Para ele, os casos podem ter explicações plausíveis e bem normais.
“Uma imagem de uma "luz". Pode ser um avião vindo meio "de frente". Os aviões têm uma espécie de "farol", literalmente. E como está distante, e tem camadas de nuvens entre o observador e o objeto, a luz pode "aparecer" e "sumir". Isso é uma possibilidade e explicaria, inclusive, a "pontualidade" em dias diferentes”, disse Miguel.
O coordenador viu as imagens feitas pelo grupo de entusiastas de Apucarana e para ele as imagens não são boas e possuem poucos detalhes. Em algumas imagens, em que uma luz verde aparece, Miguel relatou que isso pode ser apenas reflexos da própria luz solar. “As "luzes verdes" das fotos ao pôr do sol se parecem muito com reflexos da própria luz solar nas partes ópticas internas. Muito comum isso acontecer e impressionar as pessoas”, disse.
Por conta disso, na visão do coordenador, é muito mais provável que os objetos sejam apenas passagens de aviões, ou de satélites, inclusive podendo ser os starlink, que fazem parte da empresa Space X, do empresário Elon Musk. “Como dizia Carl Sagan: alegações extraordinárias requerem evidências extraordinárias”, finalizou Miguel.
Veja um dos vídeos que o biólogo Fernando Felippe tem publicado nas redes sociais:
Assista à reportagem em vídeo: