A Guarda Civil Municipal (GCM) de Apucarana apreendeu em dois bairros do município na segunda-feira (8) linhas de pipa com cerol.
A primeira apreensão aconteceu por volta das 15h20 no Jardim Colonial. O motorista de um carro foi flagrado com várias pipas e uma carretilha de linha cortante.
Conforme a GCM, foi realizado a checagem do veículo e do motorista, nada irregular foi identificado. A linha cortante estava dentro do carro, a denúncia relatava que ele estaria comercializando o material proibido, que foi apreendido.
No final da tarde uma equipe foi até o Jardim Iguatemi, onde haviam várias pessoas soltando pipas. Foi encontrado um rolo de linha cortante.
Todo o material foi apreendido e depois será incinerado. A lei municipal prevê que é proibido o uso do cerol e material cortante. Quem for flagrado pode pagar uma multa que pode variar de R$100 a mil reais.
"Não é proibido soltar pipa, mas é preciso estar em um campo aberto, longe da rede elétrica, sem linha cortante ou chilena, não é proibido, mas se tiver esse material vai ser apreendido. Essa linha pode causar acidentes. Já aconteceu em Apucarana. Um motociclista chegou a ser internado. Uma pessoa que pratica esporte pode também se cortar, queremos evitar acidentes,." disse o comandante da GCM Alessandro Carletti