Com o pequeno Benício, de apenas 17 dias no colo, Eliana Aparecida da Costa foi uma das dezenas de puérperas e gestantes atendidas pela Casa da Gestante de Apucarana que prestigiou nesta quinta-feira (15) uma programação especial, elaborada pela Autarquia Municipal de Saúde (AMS), para celebrar o Dia da Gestante.
“Foi uma surpresa este convite e adorei tudo que foi oferecido. Não poderia esperar outra coisa, pois durante toda minha gestação tive o melhor atendimento possível aqui na Casa da Gestante”, comenta Eliana, mãe pela quarta vez. “Tive pressão alta e aqui recebi todo acompanhamento que precisei para ter o Benício. Tudo maravilhoso, desde as meninas do atendimento, das enfermeiras, até o atendimento médico”, elogiou a moradora do Distrito de Vila Reis.
📰 LEIA MAIS: Apucarana obtém a maior nota do Ideb no Paraná
Paralelo ao atendimento de rotina pré-natal, em parceria com o Hospital da Providência (Banco de Leite Materno e equipe da obstetrícia), Sesc Apucarana, Senhoras Rotarianas de Apucarana (SRA), curso de estética do Colégio Estadual Professor Izidoro Luiz Cerávolo e Secretaria Municipal da Mulher e Assuntos da Família, a coordenação da Casa da Gestante ofereceu oficinas de relaxamento, pintura, sorteio de brindes, orientações de saúde e direitos da gestante, repasse de kits maternidade (enxoval), entre outras atividades.
“Através da Casa da Gestante, Apucarana tem um trabalho de referência estadual no atendimento de alto risco e risco intermediário de gestantes. No momento, são mais de 700 mulheres em acompanhamento. Também temos o atendimento de risco habitual, que envolve outras cerca de 600 gestantes, que recebem atendimento direito nas unidades básicas de saúde (UBS). Esta tarde especial, que marca o Dia da Gestante, foi mais uma oportunidade de reforçarmos o compromisso de cuidado e de carinho da administração municipal com todas as mulheres de Apucarana, sobretudo, as gestantes e puérperas”, diz a enfermeira Maria Aparecida das Neves (Cidinha), coordenadora da Casa de Gestante. Ela também salientou que a programação especial integra o “Agosto Dourado”, mês dedicado à conscientização sobre a importância da amamentação no desenvolvimento infantil.
Atualmente, o Hospital da Providência registra em média 200 nascimentos ao mês. “Entre 140 e 150 nascimentos são de Apucarana, com quase a totalidade passando pelo atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) através da Casa da Gestante e Unidades Básicas de Saúde (UBS’s)”, diz Cidinha.
Uma das parceiras do evento em homenagem ao Dia da Gestante, a rotariana Cleuza Maria Rizo esteve representando o grupo de Senhoras Rotarianas de Apucarana (SRA), que desenvolve junto à entidade pública o projeto “Estou grávida, e agora?”.
“Uma ação que realizamos todas as terças-feiras, em parceria com diversos cursos da Faculdade de Apucarana (FAP), levando às gestantes e puérperas esclarecimentos na área da fisioterapia, psicologia, enfermagem, biomedicina e também do direito”, relata Cleuza. De acordo com ela, as senhoras rotarianas desenvolvem ainda outros projetos sociais e que mais informações de como ter acesso ou contribuir podem ser obtidas pelo telefone 99954-9281
Mãe do Heitor, de apenas 12 dias, Juliana Aparecida Pereira Neske, moradora do Jardim Colonial, aproveitou as oficinas oferecidas no Dia da Gestante e falou sobre o atendimento recebido durante a gestação. “O Heitor é meu segundo filho. Tenho uma menina de três anos e posso dizer que o atendimento que recebi nesta gestação foi excelente, ainda mais humanizado. Uma estrutura e profissionais de qualidade. Estou muito feliz por tudo que passei na Casa da Gestante e por estar com meus filhos no colo, com muita saúde”, disse Juliana.
Em viagem a Curitiba, o prefeito Júnior da Femac enviou uma mensagem às participantes do evento. “Ao longo da nossa gestão viabilizamos muitos avanços no atendimento às gestantes de Apucarana. Vocês mulheres, e seu filhos, juntamente com os idosos, integram nossa prioridade de trabalho”, disse o prefeito.
📲Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp
Entre os avanços citados por Júnior da Femac estão a nova sede da Casa da Gestante, que agora funciona em amplo imóvel na área central, aquisição com recursos próprios de aparelho de ultrassom de última geração, passe livre no transporte coletivo, entrega de kits maternidades, entre outras ações.
Anualmente, a Casa da Gestante realiza cerca de 7.000 exames de ultrassom recomendados para o período de gestação. São realizadas mais de 800 consultas obstétricas por mês. “A Casa da Gestante acompanha a mãe de forma integral, disponibilizando também o acompanhamento com especialidades como psicologia, nutrição, fisioterapia, odontologia e endocrinologia”, conclui Emídio Bachiega, secretário Municipal de Saúde.