O Cartório da 28ª Zona Eleitoral da Comarca de Apucarana já está preparando a lista de mesários que deverão trabalhar nas eleições municipais de 6 de outubro deste ano, quando serão eleitos prefeito, vice e vereadores para o próximo mandato que se inicia em janeiro de 2025. A 28ª Zona Eleitoral abrange os municípios de Apucarana, Cambira e Novo Itacolomi.
- LEIA MAIS: Eleitores com mais de 35 anos representam 70% do total em Apucarana
Segundo a chefe do Cartório, Andrea Silva Milanin, a convocação deverá ser feita no final deste mês ou início de julho. Ao todo serão chamados 1.272 mesários para atuar nas 318 secções eleitorais dos três municípios da Comarca. São 1.160 mesários para as 290 secções eleitorais de Apucarana, 76 para as 19 secções de Cambira e 36 para as 9 secções eleitorais de Novo Itacolomi.
Além de mesários, o Cartório Eleitoral também vai convocar auxiliares e administradores de prédio, num total aproximado de 150 pessoas. Todos passarão por um treinamento específico para atuar no pleito eleitoral de acordo com cada função.
VOLUNTÁRIO
Neste ano, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) lançou o programa Mesário Voluntário com o objetivo de aumentar o número de mesários. No dia da eleição, são eles os responsáveis por atender ao eleitorado recolhendo e conferindo assinaturas no caderno de votação. Esse procedimento é um dos fatores que garantem a segurança do processo eleitoral.
Para ser um mesário voluntário, é necessário ser cidadã ou cidadão com mais de 18 anos e estar em situação regular com a Justiça Eleitoral. As pessoas com deficiência também podem participar ativamente desse processo: basta indicar a eventual deficiência ao se cadastrar como mesário voluntário.
As inscrições para ser mesário nas Eleições de 2024 continuam abertas e podem ser feitas pelo formulário no site do TRE-PR ou pelo aplicativo e-Título. Para realizar a inscrição via formulário, é necessário informar CPF, nome completo, endereço, e-mail e telefone para contato. Pelo aplicativo, basta baixá-lo no seu celular e, após fazer o login, clicar na aba “Mais opções”, na opção “Mesário voluntário” e confirmar a inscrição.
Caso tenha dúvidas sobre o programa Mesário Voluntário, o interessado pode acessar o Canal do Mesário e consultá-las na aba “Dúvidas Frequentes”. Também é possível sanar dúvidas diretamente com a sua Zona Eleitoral por meio do Disque-Eleitor, no número 0800 640 8400, ou pelo WhatsApp.
Quais as vantagens de ser mesário?
No Paraná, as mesárias e os mesários que trabalharem no dia da eleição têm direito a meia-entrada em eventos culturais e esportivos, como cinemas, shows, circos e jogos. A Lei Estadual nº 21.931/2024, proposta pelo deputado Alexandre Curi (PSD) e sancionada pelo governador Ratinho Junior (PSD) em abril, dá direito a 50% de desconto na compra das entradas dos eventos mediante a comprovação de que trabalhou como mesário nos últimos dois anos.
Além disso, há vários outros benefícios para quem trabalha no dia da eleição como mesário, como vale refeição no valor de R$ 60,00 em cada turno da eleição; dispensa do serviço pelo dobro dos dias de trabalho prestado à Justiça Eleitoral sem prejuízo de salário, mediante declaração expedida pela Justiça Eleitoral (Lei 9.504/97, art. 98); horas complementares em cursos universitários; vantagem no critério de desempate em concursos públicos, caso previsto no edital; vantagem de desempate em concursos públicos da Justiça Eleitoral, quando expresso no edital; e isenção do pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos realizados pelo Poder Público Estadual, de acordo com a Lei Nº 19.196/2017, se previsto no edital.