A tradicional Festa da Cerejeira, que reunia milhares de pessoas em Apucarana, norte do Paraná, deve não ser realizada novamente em 2023. A última edição do evento aconteceu entre os dias 27 e 30 de junho de 2019, depois, foi paralisada devido à pandemia da Covid-19.
O presidente da Associação Cultural e Esportiva de Apucarana (Acea), Keniti Ishida, explicou que a decisão final será ainda tomada no final deste mês, porém tudo indica que a festa, que se tornou patrimônio histórico de Apucarana em 2015, não será realizada, por vários motivos.
"Tudo indica que não será realizada novamente. Tivemos a pandemia que nos obrigou a parar, depois ficou tudo mais difícil. Nos últimos anos, quatro pessoas que ajudavam diretamente na festa faleceram, ficamos desfalcados. O número de voluntários diminuía a cada ano. A maioria dos integrantes da Acea são idosos e o jovem normalmente tem outras atividades, trabalho e não tem tempo", explica.
- LEIA MAIS: Florada da cerejeira já começa embelezar Apucarana; veja
Ishida sabe da importância do evento que, teve até o momento 25 edições, valorizou a cultura japonesa em Apucarana, atraindo grande público da região. "Organizar a festa exige uma dedicação muito grande, e após a pandemia, ficou tudo mais difícil. É triste não ter a festa, já estamos no meio de abril, falta pouco tempo para ser organizada, então tudo indica, realmente, que não teremos Festa da Cerejeira neste ano", ressalta.
Com a florada da Cerejeira em Apucarana, para Geovane Oliveira, de 36 anos, fica difícil não lembrar da festa. O empresário do Residencial Interlagos, comentou que fazia questão de ir saborear o sukiyaki da Acea.
"Ia sempre na festa, gostava de andar por lá, tirar fotos com a esposa e claro, saborear as comidas japonesas, ai, veio a pandemia e tudo mudou. Estava com a esperança da festa ser realizada neste ano, para levar meu filho, mas pelo jeito não vai acontecer. Vou guardar na memória os momentos especiais que já vivi na Festa da Cerejeira", disse.
Relembre:
Lei declara Festa da Cerejeira patrimônio histórico de Apucarana
Em solenidade prestigiada por lideranças e representantes da colônia japonesa, no dia 1º de abril de 2015, o então prefeito Beto Preto sancionou, em seu gabinete, a lei que declara a Festa da Cerejeira patrimônio histórico, artístico e cultural do município. A medida, além do reconhecimento à importância do evento para manter viva as tradições japonesa e divulgação do nome da cidade a nível nacional, permite a inclusão da festa no Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), beneficiando-se da lei federal de incentivo à cultura, mais conhecida como Lei Rouanet, a qual tem o objetivo de captar e canalizar recursos para os setores culturais.
O então presidente da Associação Cultural e Esportiva de Apucarana (ACEA), organizadora da Festa da Cerejeira, Paulo Yoshii, agradeceu a medida em nome da colônia japonesa na cidade. “A Festa da Cerejeira é uma homenagem aos japoneses que foram praticamente os primeiros pioneiros de Apucarana. Essa lei que o prefeito Beto Preto acaba de sancionar é um presente", observou Paulo Yoshii.
Por, Sílvia Vilarinho