Teve início nesta terça-feira (20) a segunda capacitação de "Famílias Acolhedoras" do município de Apucarana, no norte do Paraná. De acordo com a Prefeitura Municipal, o treinamento também terá novas etapas nesta quinta-feira (22) e na próxima terça-feira, dia 27 de fevereiro, no Cine Teatro Fênix.
O principal objetivo é capacitar famílias da cidade, para que elas possam vir a acolher em suas casas, crianças e adolescentes que foram vítimas de violência e precisaram ser afastados do convívio de seus familiares ou responsáveis.
- LEIA MAIS: Atleta apucaranense de jiu-jitsu é destaque na Flórida
No treinamento, que teve 15 famílias inscritas, são abordados temas como: O Sistema Único de Assistência Social e a Política Nacional de Assistência Social; atribuições e competências da equipe técnica e da família acolhedora; principais diferenças entre o acolhimento institucional e o Familiar; Estatuto da Criança e do Adolescente; aspectos psicológicos do acolhimento familiar; ética e sigilo com a história do acolhido.
Além da presença da equipe técnica do programa, composta pela assistente social Josiane Caniato e a psicóloga Flávia Maximiano, a capacitação conta com a presença de famílias acolhedoras ativas no município. “Vocês irão fazer diferença na vida dessas crianças e adolescentes. Em nome do prefeito Junior da Femac agradeço a decisão de participarem dessa missão linda”, afirma a secretária da Assistência Social, Jossuela Pirelli.
Como é?
O Programa Família Acolhedora assiste apucaranenses com idades entre zero e 18 anos incompletos. Pela lei, à família participante é destinada uma bolsa-auxílio mensal por criança ou adolescente acolhido, que deve ser usada exclusivamente para despesas com alimentação, higiene pessoal, lazer e material de consumo.
Serviço
Informações adicionais sobre o programa podem ser obtidas pelo telefone 3308-1439 ou aplicativo de mensagens WhatsApp 99967-0354.