A Autarquia Municipal de Educação (AME) de Apucarana e a Secretaria Municipal da Promoção Artística, Cultural e Turística (Promatur) renovaram a parceria para o desenvolvimento do projeto “Museu-Escola: conhecendo a história do café” nas trinta e seis escolas municipais de Apucarana no ano letivo de 2024.
LEIA MAIS - Junior da Femac recebe diretores do Sindicato Rural Patronal
“Por meio deste projeto, os 1366 estudantes nas turmas de 4º Ano terão a oportunidade de visitar o Museu do Café, no distrito de Pirapó, e conhecer como se deu a colonização do nosso município e sua relação com a cultura cafeeira. Depois da visita, os alunos ainda vão assistir a aulas sobre o tema, conforme previsto no currículo escolar, e serão incentivados a produzir textos, contando o que viram e aprenderam a respeito da história de Apucarana,” detalhou a secretária de educação, Marli Fernandes.
“O cultivo do café foi fundamental para o desenvolvimento do nosso município. O cereal começou a ser plantado na segunda metade da década de 1930 e rapidamente mudou o perfil econômico e cultural de Apucarana, com a vinda de milhares de imigrantes japoneses, ucranianos, italianos, alemães, portugueses, libaneses, entre outros. Aprender sobre a trajetória da própria cidade contribui para a construção da identidade das crianças, que passam a reconhecer a história como resultado da ação do ser humano no tempo e no espaço, a valorizar a diversidade étnica e a respeitar o patrimônio histórico local,” acrescentou o prefeito Junior da Femac.
O Museu do Café foi inaugurado em 2012, a partir da revitalização das antigas instalações da estação ferroviária e de três casas, localizadas em um terreno de 12 mil metros quadrados, no distrito de Pirapó. Todo o processo de reforma e restauração foi aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a fim de manter as características originais e preservar a memória cultural e histórica das construções. O local conta com um vasto acervo de peças de época captado junto a pioneiros e descendentes, como ferramentas, apetrechos, utensílios domésticos, documentos e fotos.
As visitas dos estudantes ao Museu do Café começaram em março e vão até agosto, duas vezes por semana, no período vespertino, contemplando todas as turmas de 4º ano das trinta e seis escolas municipais de Apucarana. Os passeios são guiados por funcionários e estagiários da Promatur, devidamente capacitados e identificados.