Foi realizada na noite desta quinta-feira (25), na Câmara de Vereadores, uma sessão solene para a entrega do título de Cidadão Honorário de Apucarana ao construtor, empreiteiro e empresário Luiz Carlos Bracarense Costa. A autoria do projeto de lei foi do vereador Tiago Cordeiro de Lima.
Biografia
Nascido em Curitiba em 1959, Luiz Carlos Bracarense Costa é construtor, empreiteiro, empresário. Ele é filho do saudoso professor Otto Bracarense Costa, que foi chefe da Casa Civil do Paraná, secretário de Planejamento, além de ter atuado na Constituinte de 1988. Otto foi uma referência na vida do Luiz Carlos e de seus familiares. Dona Oilde, sua mãe, foi a companhia fiel do professor e um exemplo para os cinco filhos.
Luiz Carlos Bracarense se formou em engenharia civil pela Unicamp. Em 1986, criou a empresa em São Paulo: Engetop Engenharia e Projetos Ltda, empresa que fez o primeiro projeto da linha do metrô da Avenida Paulista. Desde 1991, é proprietário das empresas Brácaro Engenharia Consultoria Ltda. e Bracarense Empreendimentos Sustentáveis.
Após passar temporada em Curitiba e Santa Catarina no projeto e construção da cidade Nova Ita, do Rio Uruguai, veio para Londrina e atuou na construção das PR-986 e PR-444. Além disso, construiu obras importantes em Londrina, Rolândia, Arapongas, Maringá, e em outras cidades da região.
Em 1989, com o início da gestão do prefeito José Domingos Scarpellini, ele veio trabalhar em Apucarana. Aqui, Luiz Carlos atuou até 1993 em várias obras, entre elas o parque e barragem do “Raposa”, Jardim Ponta Grossa, Jardim Menegazzo, centro da cidade, recapagem da Avenida Curitiba, entre outras ruas de Apucarana.
Luiz Carlos Bracarense trabalhou na Barragem do Rio Pirapó, na ligação do aeroporto ao Correia de Freitas, e de Apucarana ao Rio Bom. Ele ainda trabalhou em obras de infraestrutura em Londrina até entrar na vida pública, como secretário de planejamento, secretário de Indústria, Comércio e Turismo, e presidente da Autarquia de Serviço e Produção, em Cornélio Procópio.
Luiz Carlos Bracarense assessorou o vice-prefeito de Curitiba, Algaci Túlio, na Companhia de Desenvolvimento de Curitiba, antiga Cidade Industrial de Curitiba. Em 2000, foi eleito vice-prefeito de Londrina e no ano seguinte assumiu a secretaria de Obras, a presidência da autarquia Municipal de Pavimentação Pavilon.
Foi coordenador da Defesa Civil de Londrina, coordenou o trabalho do Programa Habitar Brasil BID, programa de erradicação de favelas e de assentamentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento. Como prefeito de Londrina, assinou convênio com o BID, sanando o problema habitacional para mais 48 mil favelados e assentados praticamente saneando a questão fundiária urbana de Londrina.
Ele foi responsável pela elaboração e execução do projeto do Lago Igapó Dois e da abertura da Gleba Palhano pela avenida Ayrton Senna e na sua gestão aprovou os loteamentos da zona sul da cidade e elaborou projetos para pavimentação dos bairros na zona norte de Londrina conhecidos como Cinco Conjuntos.