O médico Francismar Prestes Leal, que atua no Hospital e Maternidade Maringá fez um relato emocionante nesta sexta-feira (25), sobre a recuperação da professora de Apucarana, Ivani Maria Naves Yamashita, que está internada desde maio, lutando contra a Covid-19.
Ivani que estava intubada, deixou a UTI no último dia 17 e segue na enfermaria do hospital. A professora lutou bravamente contra a doença e a recuperação emocionou o experiente médico que fez uma publicação no facebook. Veja:
"Ivani internou no início de maio em nosso hospital com Covid grave. Inicialmente, foi tratada na enfermaria, mas uma semana depois da admissão hospitalar teve grande piora, sendo levada às pressas para a nossa UTI e intubada e colocada em ventilação mecânica, devidamente sedada. As tomografias confirmaram a gravidade do acometimento pulmonar, além de uma tromboembolia.
“Evoluiu” com choque séptico, arritmia cardíaca e outras disfunções orgânicas. Achamos que ela não fosse aguentar. Mas, graças a um incansável trabalho multidisciplinar e muita oração (da família e amigos, inclusive a nossa), ela aguentou, e foi melhorando gradativamente. “Vamos que vamos!”, eu falava para seus familiares, a cada pequena vitória que conseguíamos. E ela venceu a Covid, a pneumonia associada à ventilação, as outras infecções oportunistas que se aproveitam da fragilidade dos pacientes críticos, venceu todos os inimigos possíveis que cruzaram o seu caminho, para a felicidade de todos que acompanharam todas as suas batalhas.
Hoje, já na enfermaria, ela se recupera, se regenera, renasce. Fui visitá-la no quarto. A família chorou junto comigo, de felicidade desta vez. Ivani me olhou e falou: “Não lembro do senhor, doutor”. A sedação serve para que o paciente não lembre do seu sofrimento, inclusive. Os familiares explicaram quem eu era. Ainda emocionado, peguei em suas mãos e disse: “Já eu, minha querida, jamais vou te esquecer”. Agradecemos, um ao outro. “Que Deus siga nos protegendo”, completei. Ao sair, pedi mentalmente a Deus que tivéssemos mais vitórias como essa. Cuidem-se", escreveu.
A família agradece o trabalho e dedicação de toda equipe médica, enfermeiros e outros profissionais envolvidos no tratamento dela e pediram para que continuem orando pela recuperação da professora.