Neste sábado (5) a Diocese de Apucarana, no norte do Paraná, vai ganhar mais 30 novos diáconos, nesta que será a maior ordenação diaconal da história da diocese. A celebração está marcada para às 15 horas na Catedral Nossa Senhora de Lourdes em missa presidida pelo bispo Dom Carlos José de Oliveira.
Segundo o padre Rui Fernando de Oliveira Santos, serão ordenados 30 homens que, na hierarquia da igreja católica, poderão ministrar os sacramentos de casamento, batismo, além de distribuir a comunhão, fazer pregações e dar bênçãos diversas.
- LEIA MAIS: Conheça o primeiro Bispo nascido em Apucarana
"O diácono tem como missão específica a caridade e o serviço. A própria palavra 'diaconia' quer dizer serviço", explica Santos
No grupo há um advogado, um psicólogo, professores, pintores, dentistas, bancários, comerciantes, operários, comerciantes e vendedores. Todos foram indicados pelos párocos de suas respectivas paróquias, e durante cinco anos receberam formações sobre teologia, assim como informações sobre as atribuições da função.
"O diácono precisa ser um homem que já exerce um serviço na comunidade, que já se destaca como alguém que serve", comenta o padre.
De acordo com ele, atualmente a Diocese de Apucarana conta com 111 diáconos. Após a ordenação, serão 141. "Será a maior ordenação da história da Diocese, nunca antes foram ordenados tantos diáconos", assinala.