O Dia dos Namorados, celebrado na próxima quarta-feira (12), já está aquecendo as vendas do comércio de Apucarana, no norte do Paraná. Desde o último fim de semana, as lojas da área central da cidade registraram aumento no movimento de consumidores, afirma o Sindicato do Comércio Varejista de Apucarana (Sivana).
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E para impulsionar ainda mais as vendas, nesta terça-feira (11), véspera da data comemorativa, as lojas atenderão até às 22 horas. “O comércio ficará aberto em horário estendido para que todos possam comprar o presente dos seus amores”, afirma a presidente do Sivana, Aída Assunção.
De acordo com ela, o Dia dos Namorados dificilmente supera o Dia das Mães e o Natal, que são as melhores datas para vendas, entretanto, os lojistas estão confiantes. A empresária Alessandra Lima, dona de uma loja de roupas femininas aposta em um crescimento de até 15% nas vendas para a data, em comparação com o mesmo período do ano passado.
O clima que voltou a esquentar, entretanto, pode ser um empecilho, pois a empresa aposta na coleção de inverno, com roupas para temperaturas mais baixas. "O clima não está muito favorável. Nestes meses o frio é mais constante, e este ano está muito calor. Mesmo assim temos uma expectativa de crescimento", comenta a empresária.
INTENÇÃO DE COMPRA
Pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) e Sebrae/PR mostra que 47,1% dos paranaenses vão presentear alguém especial no próximo Dia dos Namorados. O percentual é praticamente o mesmo do ano passado, quando 47% dos apaixonados pretendiam fazer um agrado para o parceiro ou parceira. Os paranaenses já foram mais românticos, uma vez que estes são os piores percentuais da série histórica da pesquisa, iniciada em 2016.
“De acordo com a série histórica da pesquisa, a intenção de presentear teve seu auge durante a pandemia e nos últimos dois anos está na casa dos 47%. A tendência de pagamento à vista vem se consolidando, principalmente através do Pix, o que influencia na diminuição do endividamento dos paranaenses”, comenta o coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt.
Conforme demonstram os dados, os homens são os que mais presenteiam no Dia dos Namorados e, neste ano, serão 50,6%, ante 44,1% de mulheres. Os motivos para as mulheres não presentearem evidenciam a diferença salarial ainda existente e a tradição masculina de cortejar através de presentes.
Enquanto entre os homens a principal razão para não presentear é não ter uma namorada ou companheira, com 70,1% das justificativas, entre as mulheres esse motivo corresponde a 54,4%. Muitas mulheres alegam que não costumam comemorar a data, com 15,8%, ante 11,5% dos homens. E 11,4% delas decidiram não presentear por estarem desempregadas ou por dificuldades financeiras, enquanto apenas 6,9% dos homens estão nessa condição.
“A pesquisa também mostra a maior intenção de presentear pelos homens, o que além de ser uma questão cultural, pode ser atribuído ao menor rendimento médio das mulheres, conforme atestam os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD”, analisa Schmidt.
TIPO DE PRESENTE
Perfumes e cosméticos são os tipos de presentes mais mencionados neste ano, com 37,9%, superando pela primeira vez roupas e calçados, que concentram 30,5% das menções de compra (os entrevistados poderiam citar mais de um tipo de presente).
As mulheres presentearão itens de vestuário, com 37,5%, e perfumaria, com 34,1%, além de comidas e bebidas, com 18,2%. Já os homens devem focar principalmente em perfumes e cosméticos, com 41,6%, e em um jantar romântico, com 29,2%.
Mas não conte isso para ninguém, pois a maioria dos namorados (52,8%) prefere ser surpreendida, sobretudo os homens (55,7%). Contudo, na “wish list” feminina constam, em primeiro lugar, roupas, bolsas e calçados (23,3%), perfumes e cosméticos (18,9%), joias (15,6%), jantar (11,1%) e flores (8,9%), entre outros itens.
Já os homens preferem ganhar itens de vestuário (17%), perfumes e cosméticos (9,1%), jantar (9,1%), dinheiro para comprar o que quiser (9,1%), além de viagem (8%) e eletrônicos (8%).
VALOR
O tíquete médio caiu 2,7% este ano e ficou em R$ 157,86. Entre as mulheres, o valor médio do presente será de R$ 136,51 e entre os homens será mais alto, de R$ 179,55.
A maioria das mulheres, 34,8%, vai comprar itens até R$ 100,00. Já a maior parte dos enamorados do sexo masculino, 28,4%, pretende gastar entre R$ 151,00 e R$ 200,00 e uma parcela considerável de 19,3% vai investir mais de R$ 300,00 no presente para a amada, em contraposição à restrita parcela de 1,1% de mulheres.