Uma reunião na tarde desta segunda-feira (29) na sala "Boné Pensador", localizada na Casa de Cultura , discutiu os últimos preparativos para o Desfile de 7 de Setembro em Apucarana. Ao todo, 64 entidades vão participar do evento, que comemora em 2022 o Bicentenário da Independência do Brasil. Por conta do ano eleitoral, a segurança deve ser reforçada.
A programação começa às 8 horas, quando está previsto o hasteamento das bandeiras no platô da Praça Rui Barbosa pelas autoridades, que, na sequência, fazem a tradicional revista da tropa. Como é tradicional em Apucarana, o 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (BIMec) abrirá o desfile, seguido pelo 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM), 11° Grupamento de Bombeiros, Guarda Civil Municipal (GCM) e Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu).
Leia mais: Ameaça radical no 7 de Setembro mudou plano de evento no Rio de Janeiro
Após as instituições militares e de serviço médico, a sociedade civil inicia o desfile. Confirmaram presença escolas municipais e estaduais, além de grupos de veículos antigos e outras entidades. A reunião no "Boné Pensador" contou com a presença de representantes do 30º BIMec, 10º BPM, GCM e Prefeitura.
Maria Agar, secretária municipal da Promoção Artística, Cultural e Turística de Apucarana (Promatur), afirma que o número máximo de integrantes por entidade ficou definido em 100 pessoas. O Exército, no entanto, promete trazer grande parte do efetivo para marcar o Bicentenário da Independência do Brasil.
A secretária afirma que as principais ruas da área central serão bloqueadas logo no início da manhã de 7 de setembro, que neste ano cairá em uma quarta-feira. “Vamos também instalar banheiros químicos, principalmente por conta do grande número de crianças que vão participar do desfile”, observa. O evento cívico não era realizado desde 2019 por conta da pandemia de covid-19.
Assim como ocorreu na última edição, a participação de cavaleiros não será novamente permitida, com base em lei estadual que disciplina a presença de animais em eventos do tipo.
Apesar do ano eleitoral, com forte polarização política, a secretária diz acreditar em um evento tranquilo.
"A segurança será reforçada, mas a gente espera que a questão política não entre no desfile"
- Maria Agar, Secretária de Cultura
Ela lembra que a programação vem sendo planejada há vários meses. “Nossa expectativa é de um grande público, assim como ocorreu nas últimas edições do evento. Apucarana tem um histórico de tranquilidade nos desfiles”, completa a secretária, lembrando que a Semana da Pátria será aberta em1º de setembro (quinta-feira) com hasteamento das bandeiras no platô da Praça Rui Barbosa.