Após dúvidas levantadas sobre uma emenda coletiva no Orçamento do Estado para 2025 de sua autoria prevendo o repasse de R$ 20 milhões para o Hospital de Apucarana (H.A.), o deputado estadual Arilson Chiorato (PT) encaminhou nesta sexta-feira (10) ao TNOnline a cópia do texto aprovado pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e também um ofício assinado pelo deputado Luiz Carlos Romanelli (PSD), presidente da Comissão de Orçamento da Casa, confirmando a tramitação da matéria e a sua posterior sanção pelo governador Ratinho Junior (PSD).
-LEIA MAIS: Médicos da UPA enfrentam atrasos salariais desde outubro em Apucarana
“Quanto ao seu status, a emenda foi acolhida pelo relator deputado Evandro Araújo, foi aprovada na comissão de orçamento, aprovada no plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná e sancionada pelo governador. É importante destacar que a emenda, por constar na lei orçamentária, tem plena capacidade legal de ser executada pelo Poder Executivo”, diz o texto do ofício assinado por Romanelli.
Arilson divide a autoria da emenda com a deputada Luciana Rafagnin (PT). Segundo ele, os recursos são destinados à manutenção e funcionamento do hospital, que teve o prédio inaugurado no final do ano passado ainda na gestão do ex-prefeito Junior da Femac (MDB), mas que está com as portas fechadas.
O prefeito Rodolfo Mota (União Brasil) aponta dificuldades orçamentárias para o funcionamento do hospital e, em entrevistas nesta semana, afirmou que a emenda anunciada pelo deputado Arilson ainda precisava ser confirmada.
Questionado sobre o assunto nesta sexta-feira, Arilson garantiu a aprovação e inclusão do repasse de R$ 20 milhões no orçamento estadual. Ele disse que agora depende apenas do governo do Paraná fazer a execução financeira e liberar os recursos.