O 11º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Apucarana anunciou a construção de uma nova sede na cidade, com um orçamento previsto de R$ 8 milhões. O novo quartel será erguido em um terreno localizado na Avenida Iguaçu, em frente à sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A nova edificação deve contar com piscina e academia para o treinamento dos militares. O major Élcio José de Meira, em entrevista ao TNOnline, detalhou o projeto. (Assista abaixo)
De acordo com o comandante do 11º GB, a busca por um terreno adequado para a construção existe há algum tempo. "Estamos trabalhando nisso há algum tempo. Isso é um legado dos nossos antigos comandantes. Desde então, vemos a necessidade de termos uma edificação moderna, mais adaptada à realidade do Corpo de Bombeiros. Com base nessa necessidade, começamos a procurar terrenos na cidade", detalhou.
A nova sede do Corpo de Bombeiros ficará localizada em um ponto estratégico, próximo ao Samu, à Prefeitura e ao Núcleo Regional de Educação (NRE). "É um terreno muito bem localizado estrategicamente, com aproximadamente 2 mil metros quadrados. Se fosse para construir uma edificação térrea, não seria possível abrigar tudo o que precisamos. Mas, no projeto em que vamos trabalhar a partir de agora, serão necessários de dois a três pavimentos para abranger todas as necessidades e salas que o Corpo de Bombeiros vai precisar", explicou.
"A instalação do nosso quartel perto do Samu será uma vantagem logística para o atendimento de ocorrências. Estamos conectados a toda ocorrência, e nós, como órgão irmão no atendimento à população, estando próximo, faremos a diferença. Isso será muito benéfico para nós estarmos ali", acrescentou.
O major Meira destacou que há dois postos dos bombeiros na cidade e o intuito é unificá-los com a nova sede. "Hoje temos dois postos, então o quartel terá que ser muito maior. Ainda não temos o projeto finalizado, mas ele terá que ser bem maior do que o quartel atual. Temos o posto São Carlos, que possui uma academia e uma piscina para treinamentos físicos dos nossos bombeiros, o que é essencial", afirmou o Major.
O quartel principal dos militares, que fica situado na Rua Ponta Grossa, na região central de Apucarana, já passou por várias reformas e melhorias. Contudo, o comandante pontuou que ainda não é ideal para as necessidades dos bombeiros.
"Fizemos várias reformas desde a época do então comandante coronel (Hemerson) Saqueta. Sabemos que muitas vezes as reformas não ficam como gostaríamos. Tivemos uma ampliação custeada pelo estado e uma reforma realizada pela prefeitura de Apucarana, através do Funrebom (Fundo Municipal de Reequipamento do Corpo de Bombeiros), na atual gestão, o que nos ajudou muito nas condições de trabalho e alojamento dos bombeiros, mas ainda não é o ideal. Por isso, estamos correndo atrás para atender ao que precisamos", explicou.
Segundo o major, antes de dar continuidade ao projeto, há alguns trâmites legais a serem tomados junto ao Núcleo Regional de Educação (NRE), já que o terreno pertence atualmente à Secretaria de Estado da Educação (Seed). O espaço será doado para a Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná (Sesp) e, assim que isso for feito, a construção do novo quartel poderá avançar.
Assista à entrevista na íntegra: