Solenidade realizada na manhã desta sexta-feira (18), em Apucarana (PR), marcou a troca de comando do 11ª Grupamento do Corpo de Bombeiros. O major Leandro José Calegari assumiu o comando da unidade operacional que é responsável pela prevenção e combate a incêndios, busca e salvamento e ações de Defesa Civil de 19 municípios da região. Assista entrevista abaixo.
Calegari já atuou como subcomandante do 11º GB entre os anos de 2019 e 2022. Na data, ele se mudou com a família para Apucarana e afirma que foi muito bem recebido na cidade. "Uma grande alegria retornar para Apucarana. Espero contar com a ajuda da sociedade, das autoridades, do Estado, do município e do meu efetivo para realizar um bom comando", diz o major.
📰 LEIA MAIS: Rafael Cita quer começar gestão em “ritmo acelerado” em Arapongas
O major Élcio José de Meira, que estava responsável pelo comando dos bombeiros há oito meses, afirma que o período foi "bem intenso". "Estive há oito meses no comando e nós tivemos principalmente a questão dos incêndios ambientais", relembra. O major aproveitou a oportunidade para agradecer o apoio que recebeu durante seu trabalho. Agora, ele atuará como subcomandante.
Presenças
O evento que aconteceu no quartel central dos bombeiros, na Rua Ponta Grossa, reuniu presenças de várias autoridades. O coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior, comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, esteve no local e frisou que o momento é uma "oportunidade de elevar o nome do Corpo de Bombeiros na cidade de Apucarana".
O coronel revelou que recursos estão sendo disponibilizados para o grupamento, garantindo novos veículos e equipamentos que auxiliarão nos atendimentos. "Recursos estão sendo disponibilizados, nós tivemos a troca das ambulâncias e agora a chegada de um novo equipamento, de um caminhão ABTR, que é um equipamento de ponta para ser utilizado em combate a incêndios e também em salvamento e resgates", informa Vasco.
Atualmente com três quartéis e um posto de brigada comunitária, o 11º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Apucarana poderá passar por um mudança na nomenclatura e se tornar um Batalhão, segundo o coronel. "Estamos em tratativas junto ao Governo do Estado para que ano que vem nós já tenhamos um projeto das novas instalações desse grupamento", explica. A ampliação das instalações físicas é necessária para garantir a mudança e atender aos novos militares, que chegarão com um concurso em 2025.
A solenidade também foi prestigiada pelo secretário de Estado da Saúde, César Neves, pelo deputado federal Beto Preto (PSD) e pelo bispo da Diocese de Apucarana, Dom Carlos José de Oliveira.
Assista: