Conhece o trap? Estilo 'diferente' é aposta de músicos apucaranenses

Autor: Da Redação,
segunda-feira, 13/05/2024
João Carlos Feraso e Lucas Zappielo, do Hakkah

Você já escutou uma música de "trap"? Subgênero do rap, o estilo musical surgiu na década passada e vem ganhando uma grande popularidade nos últimos anos, principalmente através do público mais jovem. Assim como rock, pagode, sertanejo, entre outros estilos musicais, têm apucaranenses apostando no trap para seguir uma carreira profissional. Veja o vídeo abaixo

É o caso do Lucas Eduardo Zappielo Cruz, 23 anos, - músico desde criança, mas que começou a se aventurar na produção de músicas de trap em 2022. O apucaranense é integrante do grupo chamado "Hakkah", que também tem o João Carlos Feraso, 23, natural de Castro-PR. Atualmente, eles moram em Curitiba e encaram o estilo de música como uma oportunidade de crescer na vida.

-LEIA MAIS: Banda da região, 'Los Errantes' lança primeira música autoral; ouça

O apucaranense conta que ele e sua dupla já têm mais de 200 músicas de trap compostas, sendo 16 faixas lançadas, e, através delas, buscam inspirar o público. "Buscamos explorar sentimentos com que as pessoas se identifiquem, que façam elas pensarem e refletirem. Às vezes só melhorar o seu dia ou também trazer uma boa energia para o rolê", explica Lucas.

Ainda de acordo com o músico, os sons sempre têm uma mensagem por traz. "Acreditamos que toda música traz uma mensagem independentemente do que está sendo falado, mas a gente busca passar a ideia de autoconfiança, aceitação, fé no trabalho, fé em Deus e nos Orixás", conta o trapper de Apucarana.

"Também gostamos de contar histórias vistas por diversos pontos de vista dentro do mesmo som, com bastante contradição e explorando sentimentos. Gostamos também de falar sobre relacionamentos, porque me diz alguém que não ama?", concluiu.

Como explicar o trap?

O trap é um subgênero do hip hop que nasceu nos Estados Unidos, mas que também ganhou força no cenário musical brasileiro. "O trap busca explorar a energia, a vibe, através dos beats (instrumental) com bastante uso de sintetizadores, 808 e bateria eletrônica, e também da liberdade expressada nas letras que esse 'lifestyle' traz", explica Lucas.

"Normalmente o trap não segue uma estrutura de composição definida, permitindo que o artista experimente mais no processo da criação", finalizou.

Entre as 16 músicas lançadas pelo Hakkah, uma delas saiu com videoclipe - o primeiro do grupo - no último dia 9. A faixa tem o mesmo nome da famosa canção de um dos principais cantores da história do país, Tim Maia: "Ela Partiu". No entanto, com um jeito diferente, no estilo do trap. Assista: