Conexão Apucarana fortalece a inovação e o empreendedorismo local

Autor: Da Redação,
quinta-feira, 20/08/2020
Conexão Apucarana fortalece a inovação e o empreendedorismo local

Começou na última quarta-feira  (19), a segunda etapa do programa Conexão Apucarana, que terá  20 equipes, trabalhando ideias de negócios,  durante 9 semanas consecutivas.  Esta é uma ação do Conecta Apucarana um projeto  da Associação Comercial, Industrial e de servições de Apucarana - ACIA em parceria com o  SEBRAE.

Ao todo cerca de 70 participantes, distribuídas em 20 equipes, no qual passarão a ter aulas de desenvolvimento através de uma plataforma de ensino a distância disponibilizada SEBRAE.

O presidente da ACIA, Jayme Leonel, destaca  que este trabalho visa fomentar ainda mais a inovação e o empreendedorismo em Apucarana. “O SEBRAE divulgou uma pesquisa nesta semana, que mede o impacto da pandemia nos negócios. As empresas que tiveram aumento de faturamento são aquelas que usaram a tecnologia a seu favor e inovaram na forma de apresentação de seus  produtos ou serviços. Mais do que nunca o papel da ACIA é incentivar novos modelos de negócios”, destaca Leonel.

O coordenador do Conecta, Tiago Ribeiro, explica que a maioria dos inscritos do Conexão Apucarana são da UNESPAR, FAP e UTFPR. “Mas temos vários alunos de outras instituições de ensino superior da região e até de São Paulo”, frisa Ribeiro.

Para ele, o modelo do Sebrae Startup Garage é um diferencial. “O SEBRAE tem esse know how e a partir de agora as equipes terão todo o apoio necessário para o desenvolvimento dos seus projetos”, diz Ribeiro.

Como vai funcionar

A partir de agora as equipes vão passar por três fases: A primeira trabalha a ideia com a ajuda de consultores que ministraram aulas através da plataforma EAD do Sebrae Startup Garage. As equipes terão acesso semanal aos conteúdos e encontros virtuais. 

A segunda fase vai trabalhar com a ideia de forma que ela possa virar um produto ou startup. Neste momento, uma banca com empresários e especialistas, vai dizer se aquela ideia tem potencial de mercado ou precisa ser direcionada.

Na terceira fase será feito o desenvolvimento do produto ou startup propriamente dito, que também passará por mais uma banca, que avaliará a possível recepção do resultado final pelos clientes.

O consultor do SEBRAE Tiago Cunha,  esclarece que melhores equipes serão selecionadas e vão ganhar a incubação, mentoria e consultorias no Conecta Apucarana até formalizar em negócios. “Vale ressaltar que as duas primeiras irão participar da Campus Party Brasil em São Paulo, que é o maior evento de inovação e de startups da América Latina” informa Cunha.

O vice-presidente da ACIA e coordenador  geral do CONECTA, Wanderley Faganello,  reforça que todo este programa é feito de forma gratuita. “A ACIA e o SEBRAE estão empenhados em desenvolver a cultura de inovação em Apucarana. Novos negócios multiplicáveis e rentáveis podem sair do Conexão Apucarana,  como por exemplo ocorreu com o  Uber, o  Ifood e outros que são modelos de sucesso”, conclui Faganello.