O comércio de Apucarana abre nesta quarta-feira (7) oficialmente a temporada de Natal, quando as lojas começam a funcionar até as 22 horas. O calendário especial de atendimento contará com uma mudança logo na largada. Por conta da final da Copa do Mundo, o comércio vai abrir neste domingo (11), das 9 às 18 horas. Inicialmente, o funcionamento estava previsto para o último domingo antes do Natal, dia 18. No entanto, a mudança foi acordada porque a decisão do Mundial está prevista justamente para esse dia, o que poderia prejudicar o movimento.
Um termo aditivo oficializando a antecipação de abertura das lojas para este domingo foi assinado na tarde desta terça-feira (6) pelas diretorias do Sindicato do Comércio Varejista de Apucarana (Sivana) e do Sindicato dos Empregados no Comércio de Apucarana (Siecap).
A presidente do Sivana, Aída Assunção, afirma que antecipação é a medida mais sensata. “Independentemente se o Brasil estiver ou não na final da Copa do Mundo dia 18, todo mundo vai querer assistir. Então, isso iria prejudicar de qualquer maneira o funcionamento do comércio”, afirma Aída, observando, no entanto, que acredita na presença da seleção brasileira na grande decisão do Mundial. “Com o Brasil na final então, a antecipação seria mais do que justificada”, assinala. Assim, o comércio ficará fechado no dia 18.
A presidente do Sivana afirma que o clima é de muito otimismo no comércio, com projeção de aumento de vendas de 10% a 15%. “Um termômetro positivo foi a movimentação na Black Friday (em 25 de novembro), quando as lojas abriram até as 22 horas. O aumento de vendas foi na ordem de 10%”, afirma.
Aída assinala que esses resultados positivos – e também o otimismo para o Natal – têm relação direta com a decoração das ruas. “A iluminação já estava ativada na Black Friday e fez toda a diferença. Agora, com a abertura das lojas até as 22 horas, estamos esperando uma grande movimentação”, projeta. As lojas funcionarão à noite até 23 de dezembro (sexta-feira). No sábado, véspera do Natal, o atendimento será até as 18 horas.
VAGAS TEMPORÁRIAS
As lojas iniciam nesta quarta-feira (7) o esquema especial de atendimento ainda com empregos disponíveis para atender o aumento da demanda. Segundo Aída Assunção, um grande número de lojas não conseguiu preencher as vagas temporárias disponíveis e, inclusive, outras definitivas. A Agência do Trabalhador de Apucarana estimou em 500 as vagas temporárias para o final de ano na cidade.
Por Fernando Klein