Comerciantes sofrem sem energia: ‘perdi um freezer de sorvetes'

Autor: Da Redação,
domingo, 08/10/2023
Mercado no João Paulo ficou sem luz nesta manhã

Com a falta de energia em Apucarana, onde foram registrados neste domingo (8) mais de 5 mil consumidores desligados, segundo a Copel, muitos comerciantes acabaram sofrendo prejuízos, seja com alimentos estragados ou queda nas vendas devido à falta de luz.

Dono do Mercado Andrade, localizado no Jardim Eldorado, Sérgio de Andrada conta que sofreu um prejuízo de pelo menos R$ 1,5 mil. "A gente trabalha com produtos perecíveis, perde mercadoria e a questão de vendas. Freezer de sorvete mesmo eu perdi, deu uns R$ 1,5 mil de prejuízo", contou.

-LEIA MAIS: Apucarana tem 5,2 mil consumidores sem energia, informa Copel

Ainda segundo o empresário, o estabelecimento estava sem energia desde a madrugada e ficou sem abrir por ter dispensado os empregados. "Hoje tive que fechar, pois tivemos falta de energia, aí tive que dispensar funcionários. Às 5 horas estava sem luz e só voltou agora há pouco [por volta das 10h30]", explicou Andrade.

Outro comerciante prejudicado foi o Ilderley Leandro Vanzella, proprietário do Mercado Nossa Senhora de Lourdes, no Núcleo Habitacional João Paulo. Lá, o prejuízo foi com os pães. "Eu já notei que as carnes escureceram. Tem que sentir como está o cheiro delas. E também tem a questão do meu pão francês, ele ficou na climatizadora, acabou a energia e meu pão não cresceu, então como vou vender? Aquele pão não vendo hoje", afirmou.

Acostumado com as quedas de energia, ele questiona o motivo da irregularidade constante na rede elétrica. "Nossa rede é velha, então a gente não aguenta isso. Sou leigo nesse assunto, mas por que a Anatel não trocou esse rede por uma mais nova?", reclamou.

Em Apucarana, 5,2 mil consumidores estiveram desligados, segundo a Copel, por conta do temporal registrado na tarde de sábado (7). A previsão é de retomada ao longo deste domingo, informou a companhia.