Com a exposição de cerca de 60 projetos desenvolvidos por alunos, foi aberta nesta quinta-feira (15) mais uma edição da Exposição Agrícola de Apucarana (Expoagri 2024) em Apucarana (PR). O evento, que é uma realização do Centro Estadual de Educação Profissional Manoel Ribas (Colégio Agrícola), prossegue até sábado com visitação aos estandes. Além de fazer a preparação para o mercado de trabalho, a Expogri busca compartilhar com a comunidade tecnologias e projetos inovadores e dar protagonismo aos alunos.
-LEIA MAIS: Apucarana intensifica capacitação de agentes para enfrentar a dengue
O prefeito Junior da Femac (MDB), que cumpre agenda em Curitiba, foi representado na cerimônia de abertura pela secretária municipal de Educação, Marli Fernandes. A secretária disse que o Colégio Agrícola é um importante centro de formação, que valoriza a agricultura e o agronegócio. “Estamos presentes com nossos alunos da rede municipal, trazendo os estudantes dos quintos anos para fazer a visitação na Expoagri. O objetivo é que eles voltem destes passeios demonstrando interesse para, futuramente, se formarem nesta área”, frisa Marli.
A diretora-geral do colégio, professora Rosiney Pimenta, reitera que a Expoagri é a maior exposição agropecuária do Vale do Ivaí na área do ensino, pesquisa e promoção da cultura rural. “O foco é o ensino-aprendizagem. Trabalhar a teoria, a prática e o campo. E isso vai despertar ainda mais nos nossos alunos o desejo de, lá na frente, serem um técnico, agrônomo ou veterinário”, pontua Rosi.
A diretora afirma que atualmente o Colégio Agrícola possui cerca de 300 alunos, oriundos de 51 municípios do Paraná e também de outros estados. “Recebemos alunos de várias regiões e agora estamos com alojamentos novos, com espaço também para as meninas poderem morar aqui”, frisa.
Além dos projetos dos alunos, diversas empresas do agronegócio participaram da exposição, proporcionando aos estudantes o contato com as evoluções tecnológicas e novos maquinários. “Os projetos trabalham a pró-atividade e o protagonismo dos nossos alunos, que contam com o apoio de professores e funcionários na elaboração de projetos inovadores, com tecnologias diferenciadas e atuais”, completa Rosi, agradecendo também o apoio do governo do Estado e da Prefeitura de Apucarana na realização do evento.
📲 Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém a fazer parte dos nossos grupos
Também estiveram presentes na cerimônia de abertura o diretor-auxiliar do Colégio Agrícola, Anderson Belini, o diretor da unidade didático-pedagógica, Julio Pedroso, e o chefe do núcleo regional da Seab, Cristovon Ripol, além de alunos, familiares e professores, ex-alunos, empresários, vereadores e outras lideranças do agronegócio. A Expoagri, que acontece de quinta até sábado, fica aberta para a visitação no período das 8 às 18 horas.