Uma mulher acionou a Polícia Militar (PM) na noite desta terça-feira, 20, em Apucarana, depois de ter o cartão levado por golpistas que instalaram um dispositivo conhecido como “chupa cabra” no caixa eletrônico. O cartão dela ficou preso e em seguida, foi levado pelos bandidos. A ocorrência foi registrada por volta das 20h30.
De acordo com o boletim de ocorrências, a mulher disse que colocou o cartão no caixa eletrônico que o cartão ficou travado. Então ela ligou em um número da Caixa Econômica e o atendente orientou a deixar o cartão na máquina e procurar a agência pela manhã.
LEIA MAIS: Pedestre que morreu atropelado em Apucarana ainda não foi identificado
Nesse instante, ela desconfiou de um golpe e de duas pessoas que estavam próximas a ela e quando entrou novamente no banco, seu cartão não estava mais no caixa eletrônico. Ela contou que uma pessoa desconhecida ficava puxando assunto do nada, e em seguida, saiu acompanhada em um Palio de cor preta.
Imediatamente, ela entrou pelo aplicativo e bloqueou o cartão e em seguida acionou a PM, que fez as orientações necessárias.
A assessoria da Caixa Econômica Federal enviou nora com esclarecimentos a respeito da ocorrência. Leia:
“A CAIXA esclarece que informações sobre eventos criminosos em suas unidades são repassadas exclusivamente às autoridades policiais e ratifica que coopera integralmente com as investigações dos órgãos competentes. Ressaltamos ainda que foi realizado atendimento tempestivo à cliente, com cancelamento do cartão furtado e mudança da senha, sem prejuízos financeiros à cliente
O banco orienta os seus clientes a não aceitarem ajuda de estranhos, mesmo dentro das agências. Caso o cartão fique preso na máquina, o cliente deve informar o fato a um empregado da CAIXA devidamente identificado. Se a agência estiver fechada, o cliente deve entrar em contato com a central de atendimento da CAIXA pelo 0800 726 0101 para que sejam tomadas as providências.
Os pedidos de contestação podem ser realizados em qualquer agência da CAIXA. Para isso, o cliente precisa comparecer a uma das unidades, portando CPF e documento de identificação.
Adicionalmente, a CAIXA possui estratégia, políticas e procedimentos de segurança para a proteção dos dados e operações de seus clientes e dispõe de tecnologias e equipes especializadas que visam mitigar o risco de segurança em seus processos e canais de atendimento”, diz a nota.