Os três cemitérios de Apucarana (PR) devem receber aproximadamente 25 mil visitantes neste final de semana por conta do feriado nacional de Finados. A estimativa é da Autarquia Municipal de Serviços Funerários (Aserfa). Como a data é celebrada no sábado (2), a Prefeitura Municipal espera que a movimentação também seja grande no domingo (3).
"Temos uma estimativa de 25 mil pessoas nos dois dias. Estamos considerando que, como o Finados cai no sábado, no domingo também se espera uma movimentação. Não será na mesma quantidade, mas grande", informa Marcos Bueno, superintendente da Autarquia de Serviços Funerários de Apucarana (Aserfa).
📰 LEIA MAIS: Polícia Civil fecha canil clandestino com 57 animais em Arapongas
Bueno garante que o Cemitério Municipal Cristo Rei, Cemitério da Saudade e o Cemitério do Distrito do Pirapó já estão prontos para receberem a população neste sábado. No entanto, conforme o superintendente, algumas pessoas já deram início à visitação aos entes queridos neste sexta-feira (1º).
"Já está tudo pronto, até porque mantemos os cemitérios sempre limpos e organizados durante todos os dias do ano. Mas de forma especial, estamos colocando no Cemitério Cristo Rei as tendas para as celebrações da missas e na portaria. O objetivo é ter um pouco mais de sombra, mas se chove, será um abrigo", explica Bueno. Haverá banheiros químicos nos três cemitérios da cidade e os funcionários estarão de plantão no fim de semana para garantir a limpeza.
Combate à dengue
O superintendente da Aserfa pede a colaboração da população no combate à dengue nas dependências dos cemitérios. Marcos informa que uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde garantiu que agentes de endemias estarão nos portões recolhendo as embalagens plásticas dos vasos de flores.
📲 Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém a fazer parte dos nossos grupos
"Agentes do combate à dengue estarão na portaria recolhendo aquelas embalagens dos vasos de flores. Esse plástico é um perigo se deixado a céu aberto, porque o próprio sereno ou a chuva acumula e no outro dia o mosquito vai depositar a sua larva", explica. "Então a gente já pede a colaboração da população de que, mesmo que não encontre os agentes, retire e já coloque os plásticos no lixo", acrescenta Bueno.
A orientação é que os vasos escolhidos para serem colocados nos túmulos possuam furos para escoamento da água. Na hora de fazer a compra, o visitante deve optar por opções que não acumulem líquidos. As flores de plástico são aceitas, mas devem seguir a mesma orientação.