A tonalidade branca da Catedral Nossa Senhora de Lourdes, de Apucarana, tem chamado atenção das pessoas que circulam pela Praça Rui Barbosa. No entanto, esta não será a cor definitiva. Trata-se de um fundo emborrachado preparatório para o início da pintura do templo, que deve começar nos próximos dias.
A reforma da Catedral começou em setembro e está orçada em R$ 2 milhões. Uma empreiteira contratada pela Diocese realiza o trabalho, que deve se estender até o próximo ano. As melhorias incluem reparos externos e uma nova pintura da igreja, além de obras de acessibilidade e também a instalação de um sistema de ar-condicionado interno.
Leia mais: Apucarana registra temperatura mais baixa de novembro desde 2011
O padre José Roberto Rezende, pároco da Catedral, explica a cor branca atual é resultado de um fundo emborrachado antes da pintura. “A nossa Catedral recebeu a última pintura há mais de 20 anos. Nós vamos manter o tom original, com uma tinta semelhante”, explica.
Ailton Rizo Borges, administrador da obra, explica que a pintura deve começar na quinta-feira da semana que vem, dia 10. Segundo ele, a primeira fase contou com o uso de hipoclorito de sódio para acabar com fungos e soltar a sujeira. Depois, os operários lavaram as paredes externas da Catedral com uma máquina de alta pressão.
Na sequência, foi passado um líquido preparador para evitar a soltura da tinta. Agora, a Catedral está recebendo um fundo emborrachado branco preparatório para o início da pintura. Segundo ele, a igreja será pintada nas cores palha e bege bordado, semelhante à tonalidade antiga.
Não há prazo para a conclusão da pintura, o que deve ocorrer somente no início do ano vem. “Serão necessárias três demãos ”, pontua o responsável pela reforma.
Por Fernando Klein