O prefeito de Apucarana, Junior da Femac, alerta para o crescente número de casos de Covid-19 entre a faixa etária mais jovem no município.
O boletim oficial do novo coronavírus que a Autarquia Municipal de Saúde divulga diariamente mostra essa tendência há semanas.
No boletim de quarta-feira (9), por exemplo, dos 170 novos casos confirmados de Covid-19 no município 106 eram de pessoas entre 19 anos e 39 anos, ou seja, 62,3%. Junior da Femac reitera o alerta que vem fazendo há meses, insistindo nos cuidados preventivos que devem ser adotados pela população, com o uso de máscara, higienização das mãos e, principalmente, evitando aglomerações.
“Alertamos reiteradas vezes sobre o risco de colapso do sistema de saúde pública e agora com a chegada de novas variantes o quadro está se agravando e é indispensável reforçar os cuidados preventivos”, comenta o prefeito.
Ao mesmo tempo, Junior da Femac enfatizou que todos os esforços estão sendo feitos, no sentido de que não faltem leitos para Apucarana. Conforme esclarece o prefeito, no atual estágio da pandemia, com esgotamento de leitos clínicos e de UTI, a consequência é a falta de mão de obra especializada, ou seja, de médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, fisioterapeutas e outros profissionais. “Não se trata de estrutura física e de equipamentos, não dispomos mais de profissionais para trabalhar”, assinala Junior da Femac, frisando que “a população precisa, definitivamente, compreender esse cenário perigoso, colaborar e preservar vidas.”