Estudos da Sociedade Americana de Câncer confirmam que o prognóstico para pacientes com câncer de mama varia de acordo com o estágio da doença. Ou seja, quanto mais cedo detectar, maiores são as chances de sucesso do tratamento.
Em casos de pacientes diagnosticadas precocemente, a chance de sobrevida varia entre 93-100%, mas não passa de 72% para os diagnósticos tardios. Os números da doença apontam que colocar em prática estratégias para a detecção precoce do câncer de mama ajudam a salvar muitas vidas.
Por isso é preciso ficar atenta aos sinais e sintomas iniciais da doença, como nódulos nos seios e secreção sanguinolenta nos bicos, para iniciar imediatamente os procedimentos de rastreamento, orientam os médicos.
OUTUBRO ROSA
Criado na década de 90, para lançar luz sobre a importância da prevenção, dos cuidados e dos exames de rotina, o mês do Outubro Rosa coloca em pauta a conscientização sobre a doença, expande o acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribui de forma significativa para a redução de casos.
O assunto será tema da live que será transmitida pelas redes sociais do TNOnline nesta sexta-feira (9/10) às 14 horas. Serão entrevistados a médica Marly Hirata Figueiredo, Diretora Presidente da Unimed Apucarana e o médico Celso Sergio Maistro, Diretor Vice-presidente da Unimed Apucrana. Outra entrevista ao vivo em parceria com a Unimed está agendada para o dia 23 de outubro, às 14 horas, com nomes a serem definidos.