Calor e chuva exigem cuidado redobrado contra dengue; alerta AMS

Autor: Da Redação,
segunda-feira, 09/01/2023
Dentro do atual ciclo epidemiológico da dengue, iniciado em agosto, Apucarana soma 7 casos da dengue

Vivenciando no momento uma condição climática, calor e chuva, favorável a proliferação do mosquito da dengue, Autarquia Municipal de Saúde (AMS) da Prefeitura deApucarana alerta a população sobre a necessidade de redobrar os cuidados para eliminar os criadouros do mosquito transmissor da doença, o Aedes Aegypti.

“Conclamo a população para ajudar o poder público a manter a dengue sob controle, redobrando os cuidados para deixar seu quintal livre de criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Evitar a água parada é um ato simples, mas que pode salvar vidas”, afirma o prefeito Junior da Femac.

-LEIA MAIS: Controle de Endemias faz balanço e reitera ações de combate à dengue

Dentro do atual ciclo epidemiológico da dengue, iniciado em agosto, Apucarana soma 7 casos da dengue. No ciclo anterior, entre agosto de 2021 e julho de 2022, o município registrou 248 casos da dengue, contra 63 do ciclo 2020/2021 e 793 do ciclo 2019/2020. Nos últimos cinco anos a cidade teve apenas um óbito provocado pela doença, em 2020.

O secretário municipal da saúde, Emídio Bachiega, destaca que Apucarana tem realizado um trabalho de referência na área de combate a dengue. “Uma somatória de medidas influenciou esse resultado. Além das visitas domiciliares de 72 agentes de endemias realizando as vistorias prediais, levando informações aos moradores, são promovidas ações educativas nas escolas”, informa Bachiega.

Junior da Femac acrescenta que, além das vistorias e de todo o trabalho diário dos agentes de combate a endemias, programas municipais têm contribuído para manter a dengue sob controle no município. A prefeitura coleta gratuitamente pneus (180 mil unidades até o momento), móveis usados, materiais recicláveis, e resíduos da indústria têxtil. “Os materiais coletados deixam de ser potenciais criadouros do mosquito”, afirma o prefeito.

Serviços gratuitos de recolhimento de materiais: