Depois de permanecer fechado por três anos, o Bosque Municipal, reaberto no dia 27 de janeiro, passou a receber grande público. O espaço verde passou por uma revitalização geral e voltou a ser um dos principais atrativos de Apucarana.
O secretário do Meio Ambiente, Gentil Pereira, lembra que o antigo “Parque das Aves” precisou ser desativado, cumprindo norma do Ibama que, há alguns anos, proibiu a manutenção de animais silvestres em espaços deste tipo. “O bosque está aberto à visitação de terça a domingo, das 10 às 17 horas”, informa o secretário, lembrando que está sendo exigido o uso de máscara.
O prefeito Junior da Femac destaca que Apucarana voltou a dispor deste belíssimo local de lazer ecológico. “Preparamos o bosque tendo como foco principal as crianças de até 12 anos”, informa Junior da Femac.
Ele informa que o bosque ganhou melhorias gerais de pintura, paisagismo e recuperação de adequação de gaiolas, além da instalação de mesas, bancos e lixeiras. O espaço recebeu ainda reperfilamento asfáltico sobre as antigas passarelas de paralelepípedo, e um novo parque infantil.
Os animais que estão no bosque são coelhos, perus, faisões, pavões, calopsitas, macacos prego dourado e macacos prego negritos. Também estão no local galinhas exóticas como a sedosa, polonesa e a Brahma; galinha d’angola; canários belga, periquitos e mandarins.
Entre as novidades do bosque estão as placas de identificação de espécies de árvores e animais. A acessibilidade também foi pensada não só com reperfilamento asfáltico da parte calçada do bosque, como ainda no alargamento dos caminhos entre os viveiros e gaiolas dos animais.
Aos sábados e domingos também foi agregado ao Bosque Municipal o funcionamento de quiosques da Rede de Economia Solidária, com a comercialização de alimentos, bebidas e artesanato, visando a geração de renda.