Uma comitiva liderada pelo presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Edson Vasconcelos, composta por integrantes da diretoria da entidade e presidentes de sindicatos filiados, participou nesta quarta-feira (27), em Brasília, do 14º Encontro Nacional da Indústria (ENAI). Promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), neste ano o evento debateu o tema “Neoindustrialização e redução do Custo Brasil: uma nova indústria para um futuro sustentável”.
Duas representantes de Apucarana participam do evento: a vice-presidente da Fiep, Carmen Lúcia Izquierdo, e a diretora da Fiep e presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apucarana (Sivale), Elizabete Ardigo.
-LEIA MAIS: Encontro Estadual de Cooperativistas Paranaenses reúne 2 mil pessoas
Ao longo do dia, uma série de painéis analisou assuntos como o protagonismo feminino na economia e na indústria do futuro, a estratégia brasileira e o fomento para a Neoindustrialização e o apagão de mão de obra. Também foram realizadas mesas redondas que abordaram temas como requalificação nas empresas, Custo Brasil, Reforma Tributária, transição energética e desafios para competitividade de micro e pequenas empresas, entre outros.
Para Vasconcelos, a participação de uma comitiva expressiva de lideranças do setor industrial paranaense, que atualmente é o quarto maior do Brasil, mostra que o estado está inserido nos grandes debates sobre o desenvolvimento do país. “Esta foi uma das maiores comitivas que a Fiep já trouxe ao ENAI e talvez seja, também, a maior comitiva entre todas as Federações nesta edição. É de extrema importância vir aqui acompanhar temas nacionais que são estruturantes para políticas industriais, como a questão da mão de obre, inovação e tecnologia e a inclusão da mulher”, disse. “O mais importante é perceber que existe uma busca para resolver problemas estruturantes do Brasil, vendo também que algumas pautas que temos na política industrial estadual têm total sinergia com a esfera federal”, completou.
A abertura do 14º ENAI contou com as presenças do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, da ministra da Saúde, Nísia Trindade, e do presidente da CNI, Ricardo Alban.
Representatividade
Lideranças que integraram a comitiva da Fiep nesta edição do ENAI destacaram a representatividade da indústria paranaense no evento. “Nossa indústria está presente aqui sendo representada por vários empresários, de vários segmentos”, disse Elizabete Ardigo. “É importante poder participar desses debates, poder ver as informações que nós temos aqui para levar para os nossos setores”, completou.
Para o vice-presidente da Fiep e presidente do Sindicato das Indústrias da Madeira de União da Vitória, Fabrício Antônio Moreira Neto, é fundamental a indústria paranaense estar presente em debates como os promovidos pelo ENAI. “É importante estar envolvido em assuntos políticos e da atualidade, principalmente por sermos um estado que vem se desenvolvendo cada vez mais e contribuindo para o PIB”, afirmou.
Já o diretor da Fiep, Evaldo Kosters, destacou a possibilidade de aplicar no Paraná os conhecimentos obtidos durante o encontro. “Este é um grande fórum nacional para a gente ouvir o que está acontecendo, interagir com outras entidades congêneres, com outras federações e com os sindicatos correlatos de outros estados, para cada vez mais a gente poder aplicar esse conhecimento todo no desenvolvimento da indústria do nosso Paraná”, disse.
O presidente do Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem do Paraná (Sinditêxtil-PR), Marcelo Surek, também ressaltou a importância de o estado estar representado no evento. “A gente tem que estar aqui, tem que estar vendo o que está sendo feito em nível nacional para que o Paraná também possa estar sendo representado e participando desse processo de desenvolvimento das nossas indústrias”, declarou.