Apucarana sedia no dia 16 de outubro o Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras. Uma realização da Liga Paranaense de Bandas e Fanfarras (LPBF), o evento anual, que conta com a participação de conjuntos de vários municípios do Paraná, será realizado na Rua Talita Bresolin, área central, junto ao Espaço das Feiras.
Ao ratificar o apoio da prefeitura em reunião com o representante regional da LPBF, maestro Graziani Moraes, o prefeito Júnior da Femac pontuou que o campeonato marca a retomada da agenda presencial da entidade no pós-pandemia.
O último campeonato estadual, realizado em setembro de 2019, também aconteceu em Apucarana e será uma alegria receber a todos novamente. As bandas e fanfarras são corporações musicais que encantam e emocionam. A exemplo do que ocorreu naquela data, certamente será um evento muito bonito, um encontro de admiradores e das famílias
- Junior da Femac, prefeito de Apucarana
No evento em questão, lembra o prefeito, participaram 15 conjuntos, representantes de cidades como Itaguajé, Araucária, Paranapoema, Andirá, Maringá, Rolândia, São José dos Pinhais, entre outras. “Apucarana esteve representada pela Fanfarra da APAE, na categoria especial, que abriu as apresentações”, recorda Júnior da Femac.
-LEIA MAIS: Desfile de 7 de Setembro contará com 64 entidades emApucarana
Da agenda realizada nesta terça-feira (30/08) no gabinete municipal, que também definiu a data e local da competição, participaram o secretário Municipal de Meio Ambiente, Gentil Pereira, e o diretor do Colégio Estadual Professor Izidoro Luiz Cerávolo, professor Diego Fávaro, que são padrinhos da iniciativa.
“Em 2019, por ocasião da realização do campeonato na cidade, já tínhamos o diálogo com o prefeito para reeditarmos o evento em 2020, mas infelizmente veio a pandemia e ficou inviável. Agora, com a possibilidade de retornarmos aos eventos, o compromisso foi honrado e só temos agradecimento ao município”, diz Graziani Moraes, representante da LPBF.
Segundo ele, o campeonato tem por objetivo a promoção do intercâmbio entre os integrantes, incentivar as corporações musicais ao aprimoramento de métodos e técnicas artísticas, desenvolvimento do espírito de corporação, autodisciplina e civismo necessários à formação integral do cidadão e estimular a criação de bandas e fanfarras. “Haverá premiações por categorias”, diz Moraes.
As inscrições podem ser feitas através da rede social Facebook da Liga.