Apucarana vai sediar nesta quinta-feira (1º) o primeiro encontro do movimento “Brasil Conservador do Vale do Ivaí”. A reunião será realizada no anfiteatro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), às 19 horas, e contará com a presença de dois estudiosos da área, o professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Gabriel Giannattasio, e o ex-ministro da Educação, Ricardo Vélez.
Idealizador do “Brasil Conservador do Vale do Ivaí”, o médico Ribamar Maroneze explica que o número de participantes do evento é restrito. Por isso, os interessados precisam garantir presença pelo WhatsApp (43) 9 8405-1749.
O objetivo do movimento, segundo ele, é unir os conservadores de Apucarana e região. “Levando em conta o contexto do Paraná e até mesmo do Sul do Brasil, a gente estima que até 80% da população apucaranense acredita em preceitos do conservadorismo, mas ainda não se identificou como conservadora”, diz.
Segundo o médico, o “Brasil Conservador do Vale do Ivaí” foi criado para despertar essa fatia dos moradores. Ele cita como preceitos dessa linha política a preservação de valores e costumes da sociedade; o direito às liberdades individuais e a defesa do “estado mínimo”. “Queremos unir esse pensamento comum, que hoje está bastante fragmentado, sem um ponto de encontro”, pontua o médico.
Realizado a pouco mais de um mês da eleição presidencial, que será realizada em outubro, Ribamar garante que o evento não tem cunho eleitoral. Segundo ele, é um encontro político, sim, mas sem defesa de nenhum candidato específico. “Os candidatos de Apucarana e região podem participar, por exemplo, mas não poderão discursar ou pedir votos”, assinala.
O médico apucaranense assinala que este é um primeiro passo para unir o conservadorismo em Apucarana e região. Ele acredita que o movimento tem potencial de crescimento e a ideia é realizar grupos de estudo, fortalecendo e organizando o “pensamento conservador”.