Apucarana foi o município paranaense que mais eliminou criadouros do mosquito Aedes aegypti durante a Campanha Aqui o Mosquito Não Entra, edição de 2024. Os professores e estudantes dos 24 centros infantis (CMEIs) e 36 escolas da rede municipal de educação se mobilizaram, percorreram as ruas no entorno de suas casas e escolas e conseguiram identificar e destruir 43 mil focos do vetor de doenças como Dengue, Zika e Febre Chikungunya.
📰 LEIA MAIS: Unespar Apucarana abre 254 vagas para o Vestibular 2025; confira
Em reconhecimento ao excelente resultado do município, o Serviço Social do Comércio, organizador da campanha, entregou um troféu ao prefeito Junior da Femac e medalhas à secretária municipal de educação, Professora Marli Fernandes, e ao secretário municipal de saúde, Dr. Emídio Bachiega. A cerimônia de premiação aconteceu na manhã de hoje (6/8) na sede do SESC-Apucarana.
O prefeito Junior da Femac lembrou que, no período epidemiológico 2023/2024, o Paraná foi o estado que enfrentou o quadro mais grave da dengue na região sul do Brasil. “Nós temos enfrentado fortes ondas de calor esse ano devido ao aquecimento global, com as temperaturas ficando até cinco graus acima da média. Uma das consequências das ondas de calor é o aumento da proliferação de insetos, como o mosquito Aedes aegypti. Apucarana travou uma verdadeira guerra contra a dengue. Mas, graças à união dos esforços, que envolveu todas as secretarias da prefeitura e entidades da sociedade civil como o SESC, nós conseguimos vencer. A educação desempenhou um papel importante neste contexto, levando a conscientização para dentro das casas das famílias apucaranenses,” disse.
“O trabalho de combate à dengue, desenvolvido pelo município de Apucarana, no período epidemiológico 2023/2024 foi considerado exemplar, tanto que foi copiado pelo governo federal a fim de replicá-lo em outras cidades,” acrescentou o secretário municipal de saúde, Dr. Emídio Bachiega.
A secretária de educação, Professora Marli Fernandes, por seu turno, destacou que a parceria entre a Autarquia Municipal de Educação e a Autarquia Municipal de Saúde é muito forte em Apucarana. “Nós desenvolvemos muitas ações em conjunto, a fim de promover a conscientização dos estudantes e suas famílias sobre as mais variadas doenças e incentivar a adoção de hábitos saudáveis. As principais são palestras sobre alimentação saudável, bochechos semanais com flúor para todos os estudantes, encaminhamento de alunos para a colocação de aparelhos ortodônticos e campanhas de vacinação nos CMEIs e Escolas,” detalhou.
“Nos quatros anos em que o SESC realizou a campanha Aqui o Mosquito Não Entra, Apucarana sempre se destacou. A nossa cidade é um case de sucesso no estado. Muito obrigado ao prefeito Junior da Femac, à secretária Marli Fernandes e aos diretores, coordenadores e professores da rede municipal de educação pelo comprometimento e dedicação ao concurso,” parabenizou o gerente do SESC-Apucarana, Ronaldo Romani Ficagno.
Além do prefeito Junior da Femac e dos secretários Marli Fernandes e Emídio Bachiega, a Campanha Aqui o Mosquito não Entra premiou, na categoria Participante Individual, as três professoras que mais eliminaram criadouros do mosquito Aedes aegypti na área de abrangência do SESC-Apucarana: Bruna Cristina Aparecida dos Reis Machado (11.492 focos), Natália Taís Mincachi (8.791 focos) e Lucineide Aparecida de Moraes (3.729).
O CMEI José Ignácio Neto (11.521 focos), a Escola Municipal Augusto Weyand (10.446 focos) e o CMEI Olívio Fernandes (9.631) também foram premiados na categoria Equipe Geral, por terem sido as três instituições que mais eliminaram criadouros do mosquito da dengue na região de abrangência do SESC-Apucarana.
A Campanha Aqui o Mosquito não Entra ainda premiou os três CMEIS e três Escolas que mais eliminaram focos do Aedes Aegypti na rede municipal de educação de Apucarana: CMEI José Ignácio Neto (1º lugar), CMEI Olívio Fernandes (2º) e CMEI Jonas Pires (1º); Escola Municipal Augusto Weyand (1º lugar), Escola Municipal Professor Bento Fernandes Dias (2º) e Escola Municipal Antonieta da Silva Lautenschlager (3º).
Por fim, foram contemplados com medalhas os CMEIs e Escolas que mais engajaram membros em suas equipes durante a Campanha Aqui o Mosquito não Entra: CMEI Jonas Pires (1º), CMEI Benedito Leugi (2º) e CMEI Domingos Mareze (3º); Escola Municipal Fábio Henrique da Silva (1º), Escola Municipal Dr. Joaquim Vicente de Castro (2º) e Escola Municipal Augusto Weyand (3º).