A Prefeitura de Apucarana realiza neste sábado (22), às 20 horas, no Cine Teatro Fênix, evento de lançamento do livro “Alma e História das Ruas de Apucarana – Volume 2”. Escrito pelo jornalista Fernando Klein, a obra tem 202 páginas e traz a biografia de personalidades que dão nome a ruas da cidade.
-LEIA MAIS: Florada das cerejeiras chama atenção em Apucarana
Principal incentivador dos livros sobre as ruas de Apucarana e os cidadãos homenageados, o prefeito Junior da Femac (MDB) destaca que a narrativa permite ao leitor conhecer a história da cidade por meio dessas pessoas maravilhosas. “Todas acreditavam no potencial de desenvolvimento do município e cada um deles contribuiu com o seu trabalho para Apucarana chegar aos 80 anos com grande potencial nas mais diversas áreas”, assinala o prefeito.
O primeiro volume de “Alma e História das Ruas de Apucarana” foi lançado em fevereiro de 2021, com ampla repercussão, o que motivou a publicação de uma segunda edição com novas biografias de pioneiros e personalidades que nomeiam ruas da cidade. O lançamento neste sábado contará com a presença de familiares dos homenageados.
Fernando Klein informa que a nova edição tem 21 capítulos, mas aborda mais de 30 nomes de ruas. “Há famílias com mais de um nome de rua em Apucarana. É o caso da família Menegazzo, que dá nome a um bairro na cidade, e foi incluída nesse volume”, observa.
O escritor explica que o livro, que terá circulação dirigida, contempla textos biográficos e fotos dos homenageados, com uma diagramação leve para facilitar a leitura. “O projeto foi elaborado durante mais de um ano a partir de entrevistas com familiares e extensa pesquisa bibliográfica”, assinala.
Ele acrescenta que, além de trazer a biografia das personalidades, o livro também traz a história de Apucarana, que completou em janeiro 80 anos. “Tenho muito orgulho desse projeto. Daqui a 50 anos, as pessoas terão acesso a uma publicação que explica o porquê das principais ruas da cidade terem os respectivos nomes”, pontua.
Segundo ele, o primeiro volume se concentrou nas ruas do centro. A nova edição privilegia ruas da periferia, como as ruas Cristiano Kussmaul, Rafael Sorpilli, Rosa Ribeiro Zacarias, entre outras. O obra também retrata personalidades estaduais e também mundiais, como Roberto da Silveira, Souza Naves, Frankó e Marie Curie. “É uma forma de mostrar também a multiplicidade de nomes que estão imortalizadas nas ruas da cidade”, observa.
O jornalista destaca ainda a ajuda dos familiares dos homenageados. “Agradeço às famílias, que abriram as portas de suas casas para me ajudar a realizar esse projeto, que retrata a história de pioneiros e do próprio município”, completa.
Capítulos do livro
- 1. Alexandre Balan
- 2. Antonieta Silva Lautenschlager
- 3. Benevides Mesquita
- 4. João Braga Côrtes
- 5. Casemiro Blanski
- 6. Izidoro Luiz Cerávolo
- 7. José Ciappina
- 8. Cristiano Kussmaul
- 9. Denhei Kanashiro
- 10. Diva Nadir
- 11. Gregório Holak
- 12. Jamil Soni
- 13. João Baptista Boscardin Junior
- 14. Nicolau e Pedro Kowalski
- 15. Família Menegazzo
- 16. Miguel e João Raduy
- 17. Rafael Sorpilli
- 18. Rosa Ribeiro Zacarias
- 19. Suzana e Joaquim Diogo Pacheco
- 20. Roberto da Silveira, Souza Naves e Corifeu de Azevedo Marques
- 21. Frankó e Marie Curie