Apucarana já acumula chuva de 55 mm, aponta Simepar

Autor: Da Redação,
Tuesday, 09/12/2025
Há previsão de tempestades e ventos que podem ultrapassar os 100 km/h

Com 55,8 mm de precipitação pluviométrica até as 9h30, Apucarana está entre as cidades mais chuvosas do Estado nesta terça-feira (09). Os dados são do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). Segundo o órgão de meteorologia, o cenário de instabilidade atinge todas as regiões do Paraná. 

Apenas duas estações meteorológicas do Simepar registraram mais chuvas que Apucarana até o momento:  Diamante do Norte (69 mm) e Mandaguari (68,2 mm).

-LEIA MAIS: Cisvir volta a alagar após forte chuva em Apucarana; vídeo

Na cidade, o temporal gerou alguns transtornos. O Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região (Cisvir), localizado na Avenida Santa Catarina, no Jardim Apucarana, voltou a alagar na manhã desta terça-feira (9), por volta das 8h30, após forte chuva registrada em Apucarana.

O Paraná enfrenta nesta terça um cenário de instabilidade severa, com previsão de tempestades, ventos que podem ultrapassar os 100 km/h e acumulados expressivos de chuva em várias regiões do estado, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O alerta, válido até o fim do dia, atinge principalmente as regiões oeste, sul e sudoeste, onde há risco elevado para destelhamentos, queda de árvores, interrupção no fornecimento de energia elétrica, danos em plantações e alagamentos.

A instabilidade é provocada pela formação de uma frente fria associada a um ciclone extratropical que atua no Sul do Brasil, favorecendo chuva forte e tempestades distribuídas de forma irregular em praticamente todo o Paraná.

Além das regiões mais atingidas, a Região Metropolitana de Curitiba, o sul, o leste e o centro do estado também permanecem em alerta de perigo potencial, com volumes menores, até 50 mm por dia, mas ainda com risco de ventos intensos e transtornos pontuais. 

Confira alguns dos principais registros das últimas horas:

📲Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e receber nossas notícias em primeira mão