Mais um bairro de Apucarana começou a receber nesta semana modernização do sistema de iluminação pública. Localizado na região do Distrito de Vila Reis, o Jardim Curitiba passará a contar com luminárias em tecnologia LED, na potência 120 watts. O investimento municipal, que irá conferir maior eficiência, economia de recursos e luminosidade às vias públicas, é executado por uma empreiteira licitada, com supervisão do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento da Prefeitura de Apucarana (Idepplan).
As ações envolvem troca dos braços de luz e também das luminárias, em um total de 100 pontos, contemplando todas as ruas da comunidade, praça anexo à igreja, marginal entre o 30º BIMec e acesso ao bairro, além dos pontos de iluminação do módulo da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e trecho da BR-376. Segundo detalha o prefeito Júnior da Femac, o serviço – que deve ser concluído até meados da próxima semana – faz parte de um planejamento que tem como meta contemplar, com lâmpadas de alta performance, todo o parque municipal, composto por cerca de 18 mil pontos de luz instalados em postes da Copel. “Já promovemos a modernização de cerca de 14 mil pontos ao longo dos últimos anos, o que representa quase 78%”, informa o prefeito.
-LEIA MAIS: Hospitais da região aguardam repasse para pagar piso da enfermagem
Os recursos utilizados são provenientes da Cosip (Contribuição para Custeio da Iluminação Pública). “Nos últimos 60 dias viabilizamos iluminação em LED no Jardim Catuaí, no Núcleo Habitacional Parigot de Souza, na Vila Rural Terra Prometida e no Patrimônio de São Domingos. Nesta semana, demos início aos trabalhos no Jardim Curitiba, instalando iluminação de qualidade, oferecendo mais conforto e segurança aos moradores”, reforçou o prefeito de Apucarana.
De acordo com o superintendente de Iluminação Pública do Idepplan, engenheiro eletricista Lafayete dos Santos Luz, a iluminação existente até então no Jardim Curitiba era de baixa qualidade e tecnologia ultrapassada. “Por ocasião deste investimento, 100 antigas luminárias, vapor de sódio e mercúrio de 70 watts, estão sendo substituídas por novas, em tecnologia LED, na potência 120 watts”, confirma Luz. Somente neste ano, relata, mais de R$ 2,4 milhões já foram investidos na modernização de pontos em diversos bairros.
Além das luminárias, explica o superintendente, a prefeitura também está realizando a troca dos “braços de luz”. “Os braços, que eram de apenas um metro, agora serão de três metros de comprimento, conferindo melhoria significativa em comparação ao sistema antigo”, detalha o engenheiro eletricista Lafayete Luz. Os trabalhos, reforça, contemplam todas as ruas da comunidade, praça anexo à igreja, marginal entre o 30º BIMec e acesso ao bairro, além dos pontos de iluminação do módulo da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e trecho da BR-376.