A iluminação pública da Rua Denhei Kanashiro, uma das principais vias de ligação entre bairros na região leste de Apucarana, será servida por tecnologia LED. A substituição das antigas lâmpadas vapor metálico 250 watts, por novas na potência 150 watts, teve início nesta quarta-feira (28/02) e é uma ação que integra o plano municipal de modernização do sistema de iluminação pública.
- LEIA MAIS: Guarda Civil Municipal realiza Operação Bloqueio em Apucarana
Ao todo, o trabalho contempla 64 pontos. Os novos serviços, assinala o prefeito Júnior da Femac, marcam o início de um novo pacote de investimentos que também será executado em outras importantes vias da região. “Já renovamos mais de 80% da iluminação pública da cidade. Somente em tecnologia LED, são mais de 7 mil pontos. Recentemente, por exemplo, executamos um grande trabalho na região leste e agora estamos complementando com novos investimentos que irão atender vias arteriais importantes, em uma parte de Apucarana que se desenvolveu muito nos últimos anos”, acentua o prefeito Júnior da Femac, pontuando que além de novos residenciais, a região viveu expansão comercial, industrial e também integra o polo universitário, com o presença do campus Apucarana da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). “Iluminação mais potente, eficaz e de alta performance. Mais economia, segurança e conforto a todos os moradores, empreendedores, professores e estudantes”, diz o prefeito.
Os trabalhos de campo são executados por uma empresa especializada contrata por licitação, com supervisão da Superintendência de Iluminação Pública do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento da Prefeitura de Apucarana (Idepplan), através do engenheiro eletricista, Lafayete dos Santos Luz. “Nesta empreitada da Rua Denhei Kanashiro começamos a partir dos residenciais Jaçanã e Sumatra em direção à rotatória da UTFPR. Nesse trecho existem luminárias de vapor metálico de 250 watts, bastante antigas, que estamos fazendo a substituição por luminárias de LED de última tecnologia com potência de 150 watts”, confirma Lafayete. Os recursos são oriundos da Contribuição para Custeio da Iluminação Pública (Cosip).