Apucarana inicia Residência Multiprofissional na área da saúde

Autor: Da Redação,
sexta-feira, 01/03/2024
Evento foi realizado no no campus de Apucarana da Universidade Estadual do Paraná (Unespar/Fecea)

É realizado durante a manhã desta sexta-feira (29), no campus de Apucarana da Universidade Estadual do Paraná (Unespar/Fecea), a abertura dos programas de residência multiprofissional da Autarquia Municipal de Saúde, que engloba 50 novos profissionais. Veja o vídeo abaixo.

LEI MAIS - Motociclista fica ferido após colidir com caminhão em Apucarana

De acordo com o prefeito Junior da Femac, os novos profissionais estarem aprendendo e praticando o seu ofício, é motivo de orgulho para a cidade.“É uma alegria muito grande, essa é uma parte importante da nossa autarquia de saúde. Sem dúvida, já são profissionais formados, estão fazendo agora uma pós-graduação, uma especialização, que é a residência, e vão fazer tudo isso nos nossos ambientes de saúde do município de Apucarana, conhecendo o desafio do Sistema Único de Saúde brasileiro, com tudo que ele traz de bom, com todas as dificuldades, tudo que pode ser melhorado”, afirmou o prefeito.

Os profissionais que iniciam a residência são multiprofissionais, pois atuam em diversas áreas da saúde. Eles atuarão em diversos pontos da cidade em serviços de saúde, desde o Hospital da Providência até as Unidades Básicas de Saúde.

Segundo Angélica Ferreira Domingues, coordenadora do programa de residência multiprofissional, os programas de residência são fundamentais para que os profissionais se capacitem nas áreas do SUS.

“São dois anos a residência em saúde. Ela é uma especialização Lato Senso e tem uma duração de 5.760 horas, proporcionando que o profissional de saúde se capacite nas áreas do SUS, para poder futuramente atuar com mais qualidade e levar um bom atendimento à nossa população”, disse.

Ainda conforme a coordenadora, são oferecidos o programa de dermatologia, além de oito categorias profissionais, desde enfermeiros, dentistas, psicólogos, profissionais de educação física, nutricionistas, fisioterapeutas e assistentes sociais.