Apucarana inicia instalação de câmeras para conter onda de furtos

Autor: Da Redação,
Tuesday, 09/12/2025
Apucarana já tem mais de 40 câmeras pelo município

O combate aos furtos e arrombamentos na área central de Apucarana ganhará um reforço tecnológico imediato. Durante o lançamento da "Operação Natal", realizado na segunda-feira (8), o secretário municipal de Segurança Pública, Major Vilson Laurentino da Silva, anunciou a contratação de uma empresa especializada para a instalação de novas câmeras de monitoramento em pontos do comércio da cidade.

-LEIA MAIS: Homem tenta invadir três comércios em Apucarana; câmeras flagraram

A medida é uma resposta direta aos frequentes crimes que vêm ocorrendo no centro de Apucarana e têm preocupado empresários e moradores. De acordo com o secretário, a instalação dos equipamentos começa já nesta semana. "Estamos checando todas as imagens e melhorando essa questão na nossa cidade. A partir de hoje, a empresa já está na cidade para melhorar o monitoramento", afirmou Vilson.

Atualmente, segundo o secretário, a Prefeitura Municipal tem mais de 40 câmeras em funcionamento em locais públicos, estabelecimentos de ensinos e saúde, entre outros pontos. O município deve anunciar nos próximos dias a quantidade de novos equipamentos que estão sendo instalados.

O reforço na vigilância eletrônica visa coibir não apenas furtos organizados, mas também atos de vandalismo classificados pelo secretário como "arruaças" e oportunismo. "Percebemos que, em alguns arrombamentos, as pessoas fazem por arruaça. Às vezes não têm condições de furtar porque a loja tem grade, mas atiram uma pedra para causar tumulto", explicou o Major, ressaltando que prisões já foram efetuadas pela Polícia Militar (PM) após os últimos episódios.

A instalação das câmeras integra o planejamento da Operação Natal, que marcou a abertura do comércio em horário estendido, até as 22h. A ação conjunta envolve a Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Civil Municipal (GCM) e Agentes de Trânsito.

De acordo com Vilson Laurentino, todo o efetivo das forças de segurança está mobilizado, inclusive com escalas extraordinárias para a PM. "É um grande esforço para que tenhamos um final de ano bem mais tranquilo", garantiu. O secretário reforçou a importância da participação popular, orientando que denúncias e suspeitas sejam reportadas imediatamente pelos telefones 190 (PM) e 153 (GCM), que funcionam 24 horas.