O Cine Teatro Fênix foi palco na noite dessa terça-feira (27) da solenidade de premiação do Concurso de Fotografia Irmo Celso Vidor: cultura e turismo em Apucarana. Em sua 2ª edição, o concurso teve 106 participantes e um total de 1.009 fotos inscritas nas categorias: amador, profissional e aérea, tendo como cenários os principais pontos turísticos e paisagens de Apucarana.
O concurso de fotografia Irmo Celso Vidor foi lançado pela prefeitura de Apucarana, na gestão do prefeito Junior da Femac, em 2021, com o objetivo de incentivar o turismo local e a valorização das paisagens de Apucarana por meio da arte da fotografia, bem como a valorização e reconhecimento ao fotógrafo apucaranense Irmo Celso Vidor, que faleceu vítima da Covid-19 em abril de 2021, aos 66 anos.
Foram escolhidas 50 imagens sendo 20 fotos na categoria amador, 20 fotos na categoria profissional e 10 fotos na categoria aérea. Os prêmios chegam a um total de R$20.000,00. Durante a solenidade foi apresentado um vídeo com todas as fotos premiadas, escolhidas pela nossa Comissão Julgadora formada pelos fotógrafos profissionais, Jair Ferreira e Débora Nayara Ferreira e da filha do fotógrafo homenageado Irmo Vidor, Renata Vidor.
As fotos serão incorporadas ao acervo do município. O prefeito Junior da Femac agradeceu a participação de todos que se inscreveram no concurso. “Quero enaltecer a importância do trabalho que fizeram num concurso que tem como palco a nossa cidade. As imagens de captaram transmitem sentimento de lugares incríveis que não faltam em Apucarana”, disse Junior da Femac.
A secretária municipal da Promoção Artística, Cultural e Turística (Promatur), Maria Agar, destacou o sucesso do concurso. “É uma iniciativa de valorização de profissionais da fotografia e da terra que vivemos e amamos. Vamos utilizar esse banco de imagens para divulgar e valorizar ainda mais nossa cidade”, informou Maria Agar.
- LEIA MAIS: Programas de hortas solidárias buscará certificação de cultivo orgânico
A filha do fotógrafo homenageado Irmo Vidor, Renata Vidor, agradeceu o prefeito Junior da Femac pela iniciativa e aos participantes. “Graças ao olhar de vocês conseguimos eternizar a história de Apucarana”, afirmou.
Nesta edição do Concurso os lugares abordados foram: Catedral Nossa Senhora de Lourdes; Parque Biguaçu; Bosque Municipal de Apucarana; Museu do Café (no Distrito de Pirapó); Lago Jaboti; Parque Ecológico da Raposa; Praça Visconde de Mauá; Casa da Cultura/ Museu Municipal/ Cine Teatro Fênix; Espaço das Feiras; Distrito de Pirapó; Distrito de Caixa de São Pedro; Distrito de Vila Reis; Distrito de Correia de Freitas; Pôr do Sol em Apucarana; paisagem rural em Apucarana e fotos de Skyline (panorama urbano) da cidade de Apucarana.
VENCEDORES POR CATEGORIA
AMADOR
ANA CAROLINE M. DE SOUZA
CHRISTIAN MARENDA DA SILVA
ELIZABETE TAVARES DE SOUZA
FELIPE ALEXANDRE DA SILVA
ISABELLA CAROLINE DE LIMA
LAÍSE MATILDE BUTARELLO SONNI
LUCCA PASQUALI
NEUZA S. CRUZ GONÇALVES
NILDES APARECIDA ALEIXO DA S. MINELLI
SIMONE DE CARVALHO
TATIANA NAVAS GRABSKI
THIAGO HENRIQUE CARNEIRO
PROFISSIONAL
CRISTIANE SVERSUTI TESTON
CRISTIANO FRANCISCO BORGES
LUIS FERNANDO S. GASPAR
JOÃO PAULO CALDEIRA DOS REIS
MARCELO LEANDRO ESPANHOL JR
MARIANA CAVALCANTE MATHIAS
NATIELLE RAYSSA S. TEIXEIRA
PAULO ROGÉRIO GLOOR
PEDRO ANTONIO SACOMANN JR
RODRIGO HIRATA
WILLIAM CEZAR DOS S. DA FONSECA
AÉREA
CHRISTIAN MARENDA DA SILVA
LUIS FERNANDO S. GASPAR
JOÃO PAULO CALDEIRA DOS REIS
PAULO ROGÉRIO GLOOR