Apucarana é reconhecida por boas práticas em ecossistemas de inovação

Autor: Da Redação,
quinta-feira, 02/05/2024
Evento aconteceu em São Paulo, na última segunda-feira (29/4)

Apucarana (PR) foi premiada durante a segunda edição do CSC GovTech, que foi realizada na última segunda-feira (29/4), no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. O evento reuniu os principais gestores públicos, além de players do setor privado de tecnologia e comunicação, de diversos ecossistemas do mercado financeiro e de governança. O município paranaense recebeu o Selo GovTech na categoria Prata.

Organizado pela plataforma Connected Smart Cities, em parceria com a EXXAS – Bureau de Soluções para Cidades e Ecossistemas, o CSC GovTech busca promover a melhoria contínua dos processos de gestão municipal relacionados à inovação e estimular a transparência, cooperação e participação dos diversos atores presentes nos ecossistemas de inovação.

- LEIA MAIS: Apucarana implanta Wi-Fi gratuito na Praça Rui Barbosa

No total, 50 cidades brasileiras de todas as regiões participaram. Os municípios tiveram que responder um questionário estruturado e apresentar evidências corroborando as informações apresentadas. “É um compromisso que os gestores destas cidades assumem, ao trabalhar a governança desse ecossistema tão importante para o desenvolvimento de suas cidades, com resultados na qualidade de serviços para os cidadãos”, comenta Willian Rigon, sócio-diretor de novos negócios da Plataforma Connected Smart Cities.

Foram quatro níveis de classificação das cidades: Aspirante; Bronze; Prata; e Ouro. Os municípios que se destacaram na categoria Ouro do Selo CSC GovTech foram Pato Branco e Curitiba (PR), Natal (RN), e Florianópolis (SC), que apresentaram excelência em práticas de governança e resultados sustentáveis.

Apucarana, juntamente com outras 16 cidades brasileiras, recebeu o Selo GovTech na Categoria Prata, sendo municípios que passaram de apenas terem boas práticas de governança de ecossistemas municipais de inovação identificadas, e que contam com estas já estabelecidas e com resultados emergentes.

Os outros premiados na categoria Prata foram: Cascavel, Sorocaba, Brusque, Joaçaba, Joinville, Londrina, São José, Niterói, Maringá, Caxias do Sul, São Luís, Belo Horizonte, Assaí, Maceió, Recife e Santana de Parnaíba.

De acordo com a organização do evento, os critérios de avaliação foram divididos em 5 dimensões essenciais:

  1. Políticas e estratégias de inovação;
  2. Participação e colaboração das hélices;
  3. Transparência e acesso à informação;
  4. Cultura de inovação;
  5. Ambientes e resultados de inovação.

Ao promover e reconhecer as boas práticas de governança nos ecossistemas municipais de inovação, o Selo GovTech visa impulsionar o desenvolvimento e a eficiência das cidades brasileiras, capacitando-as a enfrentar os desafios do futuro com soluções inovadoras e inteligentes. 

“O Selo simboliza um marco importante na disseminação da inovação além dos grandes centros urbanos. Porém, deixa claro que existem desafios, como a comunicação interna nos ecossistemas, uma questão crítica que pode impedir a continuidade das ações nesses ambientes. Como especialistas no tema, a Exxas reafirma seu compromisso em apoiar as governanças na melhoria da gestão, promovendo uma transformação significativa na governança e na implementação de soluções inovadoras em todo o país”, comenta Giovani Bernardo CEO & Founder – EXXAS Smart City Bureau.

Sobre o Connected Smart Cities

O Connected Smart Cities é uma plataforma multidimensional que acelera o processo de desenvolvimento das cidades inteligentes. O CSC reúne os atores desse ecossistema com o propósito de proporcionar espaços para integração e estimular a inovação, se tornando o maior e mais importante evento de negócios e conexões de cidades inteligentes e mobilidade urbana do Brasil.  

Sobre a EXXAS

Bureau de soluções para Cidades e Ecossistemas. Há mais de 10 anos imersos na cultura da inovação,  utilizando essa experiência para auxiliar as cidades a crescerem, se conectarem e se desenvolverem.