Apucarana voltou a figurar com destaque no Ranking Connected Smart Cities, edição 2024. Em nova avaliação, a cidade aparece na 57ª posição no geral do ranqueamento que define as 100 cidades mais bem avaliadas do Brasil em diversos indicadores. O resultado representa um avanço de 29 posições em relação ao último levantamento, onde a cidade ostentou o 86º lugar. Na nova classificação, Apucarana obtém ainda destaque regional e estadual em áreas como educação, saúde, meio ambiente, urbanismo e governança.
-LEIA MAIS: Festa da Primavera acontece neste fim de semana em Apucarana; confira
Idealizado pela Urban Systems e pela Necta, o estudo é realizado desde 2015 com foco em cidades acima de 50 mil habitantes de todo o Brasil, criando uma plataforma de discussão e negócios sobre Cidades Inteligentes. Composto por 11 eixos temáticos e 74 indicadores, este ranking apresenta como resultado um índice que revela o estágio dos municípios no que diz respeito ao desenvolvimento inteligente, sustentável e humano.
“É um orgulho constatar em números, o que percebemos no dia a dia, ou seja, uma Apucarana que não para de se desenvolver para oferecer cada vez mais qualidade de vida a seus habitantes, desde antes mesmo do nascimento, com acompanhamento pré-natal de qualidade, na educação, no planejamento urbano, no respeito ao meio ambiente, enfim, em uma cidade que busca a cada dia a inovação e a melhoria para as pessoas, que são a razão de qualquer cidade”, disse o prefeito Júnior da Femac.
Além do 57º lugar geral nacional, Apucarana aparece na 17ª posição entre as cidades com mais de 50 mil habitantes no Sul do Brasil e em 8º no Paraná. “À frente, estão Curitiba, Maringá, Londrina, Pato Branco, Foz do Iguaçu, Ponta Grossa e Cascavel. No ranking geral das 100 cidades brasileiras, apenas 10 municípios paranaenses aparecem, e Apucarana é uma delas”, diz.
Na Educação (incluindo todos os níveis – fundamental, médio e ensino superior), Apucarana é hoje a 23ª do Brasil entre os municípios avaliados, sendo a 5ª do Sul do Brasil e a 2ª do Paraná, estando atrás apenas de Pato Branco. “Outro grande avanço que obtivemos foi no indicador de Governança onde, no último ranking não aparecíamos mas agora figuramos na posição 81 nacional, 12º no Sul do Brasil e 3º no Paraná, atrás apenas de Curitiba e Campo Largo”, informou o prefeito Júnior da Femac.
No Urbanismo, Apucarana aparece em 27º lugar geral nacional, 6º no Sul do Brasil e em 5º lugar no Paraná (à frente estão Foz do Iguaçu, Londrina, Ponta Grossa e Cascavel). No Meio Ambiente, Apucarana é 45º lugar geral nacional, 12º no Sul do Brasil e 9º no Paraná (à frente Francisco Beltrão, Umuarama, Pinhais, Curitiba, Paranaguá, Maringá, Pato Branco e Fazenda Rio Grande). “Na Saúde, mais uma grande conquista em relação ao último ranking. Avançamos 63 posições, chegando agora no 27º lugar nacional entre as 100 cidades com mais de 50 mil habitantes. Somos a 9ª no Sul do Brasil e 6ª no Paraná, atrás apenas de Cascavel, Curitiba, Maringá, Foz do Iguaçu e Londrina”, comemorou o prefeito Júnior da Femac.
Ele reforça a importância dos resultados apontados pelo ranking. “No geral, por exemplo, Apucarana figura à frente de capitais e outros municípios de grande porte que fazem parte de regiões ricas e metropolitanas do país. Prova da eficácia da aplicação dos recursos públicos e das políticas públicas apucaranenses”, enaltece o prefeito. Todos os detalhes do novo Ranking Connected Smart Cities, edição 2024, estão disponíveis no site https://www.urbansystems.com.br.