Apucarana debate direitos, renda e dignidade da trabalhadora rural

Autor: Da Redação,
quinta-feira, 09/05/2024
Evento foi realizado no Clube 28 de Janeiro

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Apucarana realizou nesta quinta-feira (9), o 8° Encontro Regional da Mulher Trabalhadora Rural. A programação no Clube 28 de Janeiro abordou o tema “Direitos, Renda e Dignidade”. Nas atividades do evento constam palestras sobre os “Direitos da Mulher do Campo na Previdência Social e Cadastro do Agricultor Familiar”; concurso pão com torresmo; relatos de experiências com agroindústria de panificados e de derivados lácteos, e ainda concurso de Beleza Mulher Rural.

- LEIA MAIS: Conecta entrega “Selo Prata” ao prefeito Junior da Femac

“Estamos na oitava edição desse encontro que tem como principal objetivo valorizar o papel das mulheres para o desenvolvimento rural, bem como para ampliar o acesso aos seus direitos sociais e previdenciários”, informa a  presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Apucarana, Laíde Lopes Suzuki.

Prestigiando a abertura do evento, o prefeito Junior da Femac destacou que “nesse encontro vemos a força da mulher rural. A agricultura familiar é responsável por mais de 70% do alimento que chega a mesa das famílias brasileiras. E as mulheres são um exemplo de trabalho, força e garra na agricultura familiar. As mulheres para nossa gestão são prioridade total e aquelas que trabalham no campo tem um destaque especial em nossa cidade.”

A secretária municipal da Mulher e Assuntos da Família, Denise Canesin, realizou uma pesquisa durante o evento, em que as mulheres puderam indicar entre 5 cursos (costura, beleza, informática, artesanato e gastronomia), qual seria o de seu maior interesse. “Vamos ofertar, por meio da nossa pasta e gratuitamente, essa capacitação para a mulher trabalhadora rural, em local mais próximo possível de onde ela reside”, anunciou Denise.

Paulo Eduardo Sípoli Pereira, Gerente Regional do IDR-Paraná, instituto parceiro do Sindicato dos Trabalhadores Rurais na realização deste encontro, observou que “já estamos no oitavo ano desse evento voltado a enaltecer a mulher rural e os trabalhos que são feitos junto delas por parte da prefeitura, IDR e sindicato. É a valorização a importância do trabalho de cada uma delas no campo.”

HOMENGAGEM

O 8º Encontro da Mulher Trabalhadora Rural prestou  homenagem para 3 mulheres que são exemplos da força da mulher no fortalecimento da Agricultura Familiar na nossa região. Elas são vencedoras de concursos e prêmios regional, estadual e mundial:

-Odete da Luz de Paula e Silva – Vencedora do Prêmio Orgulho da Terra promovido pela Ric TV e IDR-Paraná em 2023, na categoria Agricultura Orgânica.

-Elzilene Dornelo Alegre – Vencedora do Concurso Mundial de Queijos, realizado em São Paulo em abril, obtendo medalha de bronze com o queijo meia cura.

-Maria dos Anjos Pereira de Jesus Roquete – premiada no Concurso Estadual Café Qualidade.