Apucarana capacita para uso de drones na saúde e segurança; entenda

Autor: Da Redação,
quinta-feira, 27/06/2024
Primeira turma é formada por policiais, bombeiros, guardas civis e agentes de endemias

A Prefeitura de Apucarana deu início nesta semana a uma série de três cursos gratuitos de operação de drones. A primeira turma, formada por policiais militares, bombeiros militares, guardas civis municipais e agentes de combate a endemias da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), integra o Programa de Qualificação Profissional Portas Abertas, da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Emprego, em parceria com o Sindicato Rural Patronal de Apucarana.

-LEIA MAIS: Deppen apreende celulares e "estoques" no Minipresídio de Apucarana

Além de técnicas de pilotagem, boas práticas de segurança, a capacitação também aborda a legislação vigente, sendo ministrada por instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Segundo frisa o prefeito Júnior da Femac, o drone – que inicialmente tinha uso militar – é uma tecnologia que se tornou acessível e de grande utilidade em diversas áreas.

“Essas aeronaves não tripuladas, que hoje possuem tamanhos variados, são ferramentas auxiliares importantes no dia a dia de muitas profissões. Na segurança pública, por exemplo, a partir de um ponto fixo seu emprego ajuda na ronda de uma ampla região, também tem sido bastante eficaz no monitoramento em eventos com grande aglomeração de pessoas, em ocorrências de busca e salvamento em lugares de difícil acesso, entre outras. Na saúde, pode ser utilizado no combate a dengue, auxiliando na identificação aérea de locais com possíveis focos do mosquito transmissor”, exemplificou o prefeito Júnior da Femac, lembrando ainda que os drones têm sido diferenciais na zona rural. “Sendo utilizados com bons resultados pelo produtor tanto na pecuária, quanto na agricultura”, comentou o prefeito Júnior da Femac.

📲 Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém a fazer parte dos nossos grupos

As inscrições para as três turmas contratadas pela prefeitura esgotaram em poucos dias. “Assim como todos os cursos profissionalizantes adquiridos pela gestão do prefeito Júnior da Femac e oferecidos gratuitamente à população, este de operação de drones também foi um grande sucesso. Até o final do ano teremos outras turmas, já com turmas fechadas”, revela Miguel Luiz Vilas Boas, superintendente de Qualificação Profissional da Secretaria da Indústria, Comércio e Emprego de Apucarana. Ele explica que pela complexidade do aprendizado, onde o instrutor precisa estar sempre disponível ao aluno, sobretudo, nas aulas práticas de pilotagem, as turmas têm no máximo 10 pessoas.

Com carga horária de 24 horas/aula, o curso tem atividades teóricas na parte da manhã no Centro de Qualificação Total e, práticas, no período da tarde, no campo gramado do Complexo Esportivo José Antônio Basso (Lagoão). Entre outros assuntos, o conteúdo programático repasse conceitos mais utilizados para a atividade, tipos de plataforma e suas características, componentes da aeronave, estação de pilotagem, sistema de comunicação e acessórios. “Também é abordado quem são os órgãos regulamentadores, legislação vigente, formas de operar, tipos de vôos e como regularizar um drone”, conclui Vilas Boas.