Apucarana busca mais famílias para acolhimento social de menores

Autor: Da Redação,
sexta-feira, 23/08/2024
Apucarana busca mais famílias para acolhimento social de menores

Com o objetivo de ampliar o número de famílias acolhedoras, a Secretaria da Assistência Social da Prefeitura de Apucarana promove nos dias 11, 13 e 18 de setembro, sempre a partir das 19 horas, no auditório do Senac Apucarana, capacitação junto ao Programa Família Acolhedora. O prazo de inscrições de interessados vai até o dia 6 de setembro pelo portal do Município na internet (https://www.apucarana.pr.gov.br).

- LEIA MAIS: Apucarana reinaugura Loja da Rede de Mulheres da Economia Solidária

No momento a cidade conta com seis famílias habilitadas e três crianças em acolhimento familiar. “Será a terceira formação desde o início desta iniciativa, que visa garantir que crianças e adolescentes que tiveram seus direitos violados ou ameaçados, sejam acolhidos temporariamente na residência de famílias selecionadas e capacitadas para oferecer um ambiente de cuidado e proteção”, explica Juliano Dalla Costa, secretário da Assistência Social. Segundo ele, o município possui hoje 19 crianças e adolescentes acolhidos que poderiam ser transferidos para famílias acolhedoras, caso houvesse novas famílias habilitadas.

“Não existem restrições referentes à composição familiar, sendo que todos os munícipes com mais de 18 anos podem participar da capacitação e, futuramente, tornarem-se famílias acolhedoras. Vale salientar, que nesse momento é importantíssima a participação de famílias que possuam disponibilidade de tempo para realizar acolhimento de crianças que demandem de maiores cuidados, como bebês por exemplo. Porém, famílias com disponibilidade de tempo menor, podem participar do programa acolhendo crianças em idade escolar”, detalha Dalla Costa.

o trabalho envolve uma equipe técnica formada por assistente social e psicólogo que Além do acompanhamento técnico, as famílias acolhedoras habilitadas recebem uma bolsa-auxílio mensal durante todo o período do acolhimento da criança e/ou adolescente para contribuir com as despesas geradas pelo novo integrante temporário.

Ainda de acordo com o secretário Juliano Dalla Costa, o acolhimento é em caráter temporário a fim de contribuir para a superação da situação de vulnerabilidade em que a crianças ou adolescente se encontra.

Famílias interessadas podem entrar em contato com a equipe do programa pelo telefone ou whatsapp (43) 99654-6483 para obter mais informações.