O Espaço das Feiras recebe nesta próxima terça-feira (3), das 9 às 17 horas, a primeira edição do Projeto “Empregabilidade 50+ Apucarana”. Idealizado pelo Fórum Desenvolve Apucarana e Câmara de Ensino Superior de Apucarana (Cesa), o evento é uma realização em conjunto com a prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social e Agência do Trabalhador e tem como objetivo abrir as portas do mercado de trabalho para pessoas que já atingiram os 50 anos de idade.
-LEIA MAIS: Rua Ponta Grossa terá câmeras 24 horas para tentar coibir furtos
“Uma ação pioneira no Paraná, por meio de um trabalho conjunto de segmentos organizados da sociedade visando à oferta de vagas de trabalho na indústria, comércio e setor de serviços, bem como capacitação e orientação profissional direcionada a pessoas com idade acima de 50 anos”, destaca o prefeito Júnior da Femac (PSD).
Ele conta que entre a proposição e estruturação do projeto foram cerca de sete meses de planejamento. “Ao longo desta caminhada a proposta angariou apoio e parceria de empresários, faculdades, associações, sindicatos e diversos outros segmentos organizados da sociedade”, cita o prefeito. “Estima-se que atualmente a cidade tenha um pouco mais de 30 mil trabalhadores nesta faixa etária e com certeza esta ação irá promover mais oportunidades para a reinserção no mercado de trabalho”, justifica Júnior da Femac.
Segundo relata o gerente da Agência do Trabalhador de Apucarana, Neno Leiroz, a captação de vagas na indústria, comércio e setor de serviços foi feita nas últimas semanas. “A adesão ao projeto era esperada, mas a resposta foi ainda mais surpreendente. Recebemos o apoio de 15 entidades e inúmeros empresários que contribuíram para uma expressiva captação das vagas, que resultou em uma lista de mais de 300 vagas de emprego em diversos segmentos econômicos”, informa Leiroz.
Segundo ele, a iniciativa também visa conscientizar o empresariado sobre as vantagens de contratar profissionais que já vivenciaram diferentes cenários. “Da mesma forma que abrir espaço para os mais jovens é uma decisão estratégica, a manutenção ou contratação de profissionais mais experientes também é algo importante, pois a bagagem é um fator preponderante na tomada de decisões, que impactam no dia a dia da empresa, contribuindo para a antecipação de problemas e soluções”, observa o gerente da Agência do Trabalhador.
Membro do Fórum Desenvolve Apucarana e um dos idealizadores do projeto, Luiz Sérgio Hilário, reforça que durante o “Empregabilidade 50+ Apucarana” os trabalhadores interessados em voltar ao mercado de trabalho terão orientação para preparação de currículo, elaboração de perfil profissional, acesso a cursos de capacitação gratuitos e disponibilidade de uma série de outras políticas públicas desenvolvidas pela prefeitura. “Uma iniciativa abrangente, capacitadora e inclusiva, que tem como intuito promover a igualdade e proporcionar oportunidades profissionais para pessoas com idade superior a 50 anos, colaborando para que ocupem lugar de destaque no mercado de trabalho”, diz Hilário.
Durante o evento, os participantes terão acesso ainda à ginástica laboral, aferição de pressão arterial e orientação médica. “No encerramento, será realizado o tradicional Baile da Terceira Idade”, revela Laércio Choratto, também membro do Fórum Desenvolve Apucarana.
Conforme frisa a secretária municipal da Assistência Social, Jossuela Pirelli, o projeto, idealizado pelo Fórum e pela Câmara de Ensino Superior de Apucarana (Cesa), foi prontamente encampado pela Prefeitura de Apucarana. “A gestão do prefeito Júnior da Femac já mantém diversos programas e políticas sociais que contemplam o ser humano. Esta ação, para pessoas acima de 50 anos, com certeza vai atingir seus objetivos, contribuindo para a empregabilidade de apucaranenses nesta faixa etária", disse a secretária.
Brasil registra crescimento na contratação de trabalhadores 50+
Dados do Ministério do Trabalho e Previdência, com base na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), revelam amadurecimento gradual do mercado de trabalho no Brasil no que tange a contratação de trabalhadores acima dos 50 anos de idade. Em 2006, profissionais nesta faixa etária representavam 12,6% dos postos ocupados. Em 2020, esse índice saltou para 19%: um aumento de 51%. Em números absolutos, o salto, no período, foi de 4,4 milhões para 8,7 milhões de trabalhadores.
O crescimento reflete um fenômeno natural da sociedade: o número de brasileiros com mais de 50 anos subiu 58,8% entre 2006 e 2020, passando de 34 milhões para um total de 54 milhões de pessoas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).