A Semana da Pátria foi aberta nesta sexta-feira (1º), em ato realizado no platô da Praça Rui Barbosa. Além do hasteamento das bandeiras municipal, estadual e nacional, o ato contou também com a condução do fogo simbólico e o acendimento da pira.
O fogo foi conduzido, em revezamento, por militares do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (BIMec) até as imediações do Cine Teatro Fênix, onde foi recepcionado por adolescentes atendidos por programas do Centro da Juventude. O grupo, portando as bandeiras dos estados brasileiros, acompanhou a condução do fogo simbólico até o platô onde, na sequência, ocorreu o acendimento da pira.
- LEIA MAIS: Corrida de rua acontecerá no próximo domingo (3) com quase 600 alunos
A bandeira de Apucarana foi hasteada pelo prefeito Junior da Femac, enquanto o hasteamento do pavilhão nacional foi feito pelo tenente-coronel, Alexandre Pereira Figueiredo, comandante do 30º BIMec, e a bandeira do Paraná pelo tenente-coronel Edvaldo Isidoro Vieira, comandante do 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM).
O prefeito Junior da Femac ressaltou que todas as ações desenvolvidas, seja pela Prefeitura quanto pela população de Apucarana, ajudam a construir o Brasil. “Quando investimos em educação, cuidamos dos idosos, respeitamos as mulheres e damos oportunidades aos jovens, estamos demonstrando o amor pelo Brasil. Apucarana ruma para seus 80 anos e queremos que, através destas ações, continue sendo uma luz e exemplo para o País”, salientou Junior da Femac.
Após o pronunciamento das autoridades, a Semana da Pátria foi declarada oficialmente aberta pelo tenente-coronel Figueiredo. O ato contou ainda com a presença da Banda Municipal Maestro João Florindo, que entoou os hinos Nacional e da Independência. Também estiveram presentes estudantes da Escola Municipal João Braga Côrtes e do Colégio Cívico-militar Padre José Canale, além de membros do efetivo da Guarda Municipal, do 10º BPM, do 30º BIMec e dos Bombeiros.
PROGRAMAÇÃO:
A secretária municipal da Promoção Artística Cultural e Turística de Apucarana (Promatur), professora Maria Agar, informa que a programação da Semana da Pátria prossegue até o feriado de 7 de setembro, quando ocorre o tradicional desfile cívico, que neste ano contará com a participação de 94 entidades.
- Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp
O Desfile de 7 de Setembro será aberto, às 9 horas, pelo Exército (30º Batalhão de Infantaria Mecanizado), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal. “Ao todo, serão 94 entidades e instituições, entre as quais 8 fanfarras, escolas municipais, Centros Municipais de Educação Infantil, colégios estaduais e particulares, entidades sociais e de serviço, Samu, Hospital da Providência, escoteiros e clubes de veículos, entre outros”, cita o prefeito Junior da Femac, lembrando que a concentração será na Avenida Curitiba, na altura do Supermercado Cidade Canção e a dispersão acontece na Praça Interventor Manoel Ribas (Praça do Redondo).
Durante a Semana da Pátria, haverá diariamente no platô da Praça Rui Barbosa o hasteamento das bandeiras, às 8 horas, e o arriamento, às 18 horas. A programação é alusiva à Independência do Brasil, que está completando 201 anos.