Um apagão afetou diversos estados do país na manhã desta terça-feira, 15 de agosto, e deixou as cidades no "escuro". Até o momento, há informações de que o Distrito Federal e pelo menos 22 estados, incluindo o Paraná, sofreram com a falta de energia. Veja a lista completa abaixo.
Apucarana, situada no norte do estado paranaense, por exemplo, foi afetada pelo apagão. O problema começou no município por volta das 8h20 e, em alguns bairros, a falta de energia ainda persiste, conforme relatos.
O blecaute também afetou Curitiba e algumas cidades próximas, como Campo Magro e Quatro Barras. Houve também registro de falta de energia em Cianorte, Maringá e Umuarama.
A Usina Hidrelétrica de Itaipu afirmou, através de uma nota, que os trabalhos de geração de energia seguem normalmente na unidade.
- LEIA MAIS: Paraná formaliza venda da Copel por R$ 5,2 bilhões
No geral, a maior parte dos estados afetados pelo apagão está na região Norte e Nordeste do Brasil. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), entidade brasileira responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica, informou que houve uma interrupção de 16 mil megawatts na rede de operação Sistema Interligado Nacional.
"A interrupção ocorreu devido à abertura, às 8h31, da interligação Norte / Sudeste. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos", disse a ONS em nota.
Estados afetados pelo apagão:
- Acre
- Alagoas
- Amapá
- Amazonas
- Bahia
- Ceará
- Goiás
- Maranhão
- Mato Grosso do Sul
- Minas Gerais
- Pará
- Paraná
- Paraíba
- Pernambuco
- Piauí
- Rio Grande do Norte
- Rio Grande do Sul
- Rio de Janeiro
- Rondônia
- Santa Catarina
- São Paulo
- Tocantins
O Ministério de Minas e Energia (MME) reforçou as informações contidas na nota do ONS, e informou que a equipe do MME já está a par da situação, e trabalhando para resolver o problema o mais rápido possível. O ministro do MME, Alexandre Silveira, inclusive já determinou a “criação de uma sala de situação” para o caso, e acompanha o processo de retomada, bem como determinou a apuração das causas do incidente.
O que diz a Copel?
A Companhia Paranaense de Energia (Copel) divulgou uma nota a respeito do caso. Leia na íntegra:
"A Copel informa que na manhã desta terça-feira (15), por volta das 8h30, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) realizou um corte de carga em diversos estados do Brasil, entre eles o Paraná, em função de um problema na interligação do sistema elétrico entre as regiões Norte - Nordeste e Nordeste - Sudeste.
Esse mecanismo de corte de carga é conhecido como Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC) e atua preventivamente, quando necessário, para evitar impactos maiores no funcionamento do sistema elétrico nacional.
O corte de carga provocou o desligamento de energia em diversos estados e, no Paraná, afetou dezenas de cidades. O fornecimento de energia à população do Paraná já começou a ser restabelecido e deve ser concluído em breve".
A empresa afirmou através de uma nova nota, publicada às 11h30, que já restabeleceu o fornecimento de energia no Paraná. "A Copel informa que recompôs a energia elétrica que havia sido interrompida na manhã desta terça-feira, 15 de agosto, pelo corte de carga realizado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O corte provocou a interrupção no fornecimento de energia às 8h31, afetando, de início, 1 milhão e 70 mil unidades consumidoras no Paraná (21% do total de consumidores da Copel) em todas as regiões do Estado".