A equipe Rocam da Polícia Militar (PM) de Apucarana abordou uma caminhonete Amarok de cor preta na noite desta quinta-feira (29), depois de perceber que o veículo possuía um giroflex nas cores azul e vermelha, similar a uma viatura descaracterizada da Polícia Civil (PC). Dois homens, que seriam moradores de outro município, estavam na caminhonete. "Coincidentemente ou não, os dois vestiam camisetas pretas lisas, que os deixavam mais parecidos com policiais civis", informou o policial militar Pacheco.
📰 LEIA MAIS: Idoso de 77 anos fica ferido após acidente com Fiat Strada na PR-170
A dupla foi abordada no Jardim Independência, nas proximidades da Faculdade de Apucarana (FAP), em frente a um estabelecimento comercial. Diversas pessoas estavam no local, segundo a Polícia Militar. Ao serem questionados, os homens disseram que estariam apenas passeando em Apucarana. O motorista informou que teria uma pistola dentro de um coldre, no interior do porta-luvas. O item, no entanto, seria um simulacro de arma de fogo com nota fiscal.
"Localizamos essa pistola, que é idêntica a uma pistola real. Não tem nada que a caracterize como um brinquedo, porque geralmente esse tipo de simulacro precisa ter uma diferenciação de uma arma real, precisa ter a ponta laranja", explicou Pacheco. Ainda de acordo com o boletim de ocorrência da Rocam, havia bombinhas dentro do veículo, que supostamente poderiam estar sendo utilizadas para simular som de tiros. Conforme os PMs, "tudo leva a crer que eles estariam tentando se passar por policiais, para que as pessoas pensassem que eles fossem policiais".
Conforme a Rocam, a abordagem aconteceu por conta de crimes registrados nas rodovias da região, quando criminosos em carros se passam por policiais descaracterizados e assaltam ônibus de turismo. No entanto, nenhuma situação que seja considerada como crime foi registrada, por isso foi realizada uma notificação de trânsito cabível e os abordados foram liberados no local.