O número de acidentes de trânsito atendidos pelo Corpo de Bombeiros de Apucarana aumentou 43,7% entre 1º de janeiro e 30 de maio de 2024 na comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo dados disponíveis no sistema de registros de ocorrências da própria corporação na internet, foram 176 colisões, atropelamentos, capotamentos, quedas de veículos, entre outras situações do tipo, nos primeiros cinco meses de 2023 contra 253 neste ano.
-LEIA MAIS:Em apenas uma hora, três acidentes foram registrados em Apucarana
Os dados envolvem as ruas do perímetro urbano da cidade e também as rodovias estaduais e federais que cortam o município.
A maioria dos acidentes tem motos envolvidas. Dos 176 registros do ano passado, esse veículo esteve presente em 121 ocorrências. Neste ano, dos 253 sinistros, foram 155.
Por outro lado, o número de mortes registradas no local dos acidentes caiu 62,5%. Foram oito óbitos nos primeiros cinco meses de 2023 contra três no mesmo período de 2024, segundo o sistema dos bombeiros.
O aspirante a oficial Leonardo Szlachta Cavalcanti dos Santos, do 11º Grupamento dos Bombeiros de Apucarana, diz que são muitas variáveis nos acidentes de trânsito. No entanto, ele assinala a importância de adotar uma direção defensiva.
"Nós recomendamos medidas de praxe para que os motoristas mantenham a atenção no trânsito, como evitar o uso de celulares ao volante e o consumo de bebidas alcoólicas, substâncias de entorpecentes e remédios que podem alterar o estado de consciência", diz.
Ele também cita a importância do uso de cinto de segurança, além de fazer sempre as manutenções no carro, como verificar os itens básicos, o freio e o nível do óleo. "Tudo isso é fundamental para que, somada a atenção no trânsito, a gente evite esses acidentes", pontua.