Ação para prevenção do câncer de pele tem grande procura em Apucarana

Autor: Da Redação,
sábado, 02/12/2023
Primeiras horas da ação registraram grande movimentação de pacientes

Nas duas primeiras horas da Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele, realizada neste sábado pela prefeitura de Apucarana, foram atendidas cerca de 200 pessoas. Quem apresentar manchas com suspeita de câncer de pele pode procurar o Ambulatório de Dermatologia que funciona no na Rua Clotário Portugal, 1095, centro, até as 14 horas de hoje, horário em que encerra a distribuição de senhas.

Após passar pela avaliação nesta manhã de sábado, Iraci Bilatti, 67 anos, moradora no Jardim Ponta Grossa, elogiou a campanha. “É uma oportunidade única e no meu caso pude buscar o atendimento médico para pintas no rosto e uma mancha nas costas. Sai daqui já com uma consulta marcada para dia 21. Foi tudo rápido, sem esperar muito. Atendimento e organização excelentes”, avalia Iraci.

- LEIA MAIS: Governo do Paraná promove a Primeira Conferência dos Povos Indígenas

Realizada dentro da Campanha Dezembro Laranja, mês de conscientização do câncer de pele promovido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, a ação em Apucarana é desenvolvida pela Autarquia Municipal de Saúde (AMS), por meio Ambulatório de Especialidades Dermatológicas – Residência Médica, com o apoio da Unimed.

De acordo com o vice-coordenador do ambulatório de dermatologia, Cássio Rafael Moreira, devem passar por avaliação médicas nesta campanha de hoje as pessoas que apresentam principalmente lesões que não cicatrizam em um mês, sinais ou pintas que mudam de tamanho, formato e cor, cores variadas e bordar irregulares em sinais ou pintas, e manchas ou pintas que coçam, ardem ou descamam.

A principal causa de câncer da pele é a exposição excessiva e sem proteção ao sol. A orientação é para aplicar protetor solar diariamente, usar óculos escuros com protetor UVA e UVB, usar camiseta e chapéu e evitar o sol das 9 às 15 horas.

MANIFESTAÇÕES QUE PODEM SER SINAIS DO CÂNCER DA PELE:

-Uma lesão na pele de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida, com crosta centra e que sangra facilmente

-Uma pinta preta ou castanha que muda sua cor, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho

-Uma mancha ou ferida que não cicatriza, que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.

Fatores de risco do câncer de pele:

– Alguém na sua família tem ou já teve câncer de pele?

– Você já teve muitas queimaduras de sol durante a vida, daquelas que a pele fica muito avermelhada e ardendo?

– Tem muitas sardas ou pintas no corpo?

– Tem pele muito clara, daquela que sempre no sol e nunca bronzeia?– Já teve câncer de pele?

– Tem mais de 65 anos?